Preletores

Preletores das Conferências Plenárias



» Prof.ª Doutora Maria São João Breda -
Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra

Docente responsável por módulos de unidades curriculares da especialidade de PEDA na área de desenvolvimento ao longo da vida, por uma unidade curricular na área de desenvolvimento vocacional e de carreira, e pela conceção, regência e lecionação de uma disciplina nova no curso e mestrado integrado em Psicologia: Consumo e Sustentabilidade: Temas de Interface da Psicologia Aplicada à Conduta do Consumidor e à Relação com o Ambiente de 2013-14 até à atualidade.
Membro do Colégio de docentes e investigadores da Iniciativa da UC Energia para a Sustentabilidade desde 2016 .
 

» Doutora Vera Maria Vale - Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Foi durante vários anos educadora de infância exercendo funções no ensino regular e na educação especial, tendo integrado várias equipas de Intervenção Precoce do Distrito de Coimbra.
Prosseguiu estudos licenciando-se em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, posteriormente fez mestrado, onde começou a desenvolver o seu interesse pelo estudo das práticas das educadoras de infância no que diz respeito às estratégias de gestão do comportamento das crianças.
Doutorou-se em Psicologia da Educação tendo, nesse âmbito, efetuado o primeiro estudo em Portugal com o Programa “Anos Incríveis” para Professores (TCM) com uma amostra universal de educadores de infância. Nesse contexto conduziu também a primeira formação para educadores de infância com esse mesmo programa.
Não perdendo de vista a formação de professores é presentemente docente no Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação, onde leciona na licenciatura em Ensino Básico, nos mestrados de formação de professores (Educação pré-escolar e Educação Préescolar e Ensino do 1º CEB), no mestrado em Educação Especial e na Formação Pós-graduada em problemas Cognitivo e Motores e Intervenção Precoce na Infância. É investigadora do GRUPOEDE-CEIS20/UC tendo como interesses de pesquisa a formação de educadores/as e os problemas de comportamento. Tem participado em vários programas nacionais e internacionais: Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares, financiado pela FCT; Projeto GOPRINCE - KA Strategic Partnership “ Inclusive Education in Early Childhood: Developing Good Practices”, 2015-2017; "Anos Incríveis para a promoção da saúde mental" - 000051SM4, abril de 2015 a abril de 2016; Programa Iniciativas em Saúde Pública | Public Health Initiatives | EEA Grants, entre outros. Atualmente faz parte da coordenação do Projeto Limites Invíviseis- implementação de programas de educação em ambiente de natureza.
Em 2002 recebeu o prémio da Asociación Mundial de Educadores Infantiles como vencedora do 1º lugar do concurso “El libro de los contos del mundo” ao qual concorreu com a história infantil “Os vizinhos da casa azul”, em coautoria, que se encontra publicado. Tem publicado alguns artigos e capítulos de livros sobre a problemática das estratégias de gestão comportamental em Idade pré-escolar e sobre a educação em ambiente natural.
 

» Prof. Javier Moreno
- Responsável do Departamento da Docência, da universidade de Salamanca
 

» Prof.ª Doutora Ana Paula Cardoso - Coordenadora Principal do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CIDEI)

Ana Paula Pereira de Oliveira Cardoso é agregada, doutora e mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras da mesma Universidade.
É Professora-Coordenadora do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação na Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), onde tem lecionado disciplinas no âmbito da metodologia de investigação e de inovação pedagógica, aos cursos de formação inicial, complementos de formação e mestrados. É Coordenadora científica do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), uma unidade de I&D criada no âmbito da FCT e avaliada com a menção de Bom, Presidente da Comissão de Coordenação dos cursos de mestrado da ESEV, e Coordenadora do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem participado em vários projetos de investigação a nível nacional e internacional, publicado vários artigos científicos, livros e capítulos de livros, e também orientado teses e dissertações e outros trabalhos de investigação científica, no âmbito da sua atividade profissional.
A área predominante de atividade científica incide no âmbito das Ciências da Educação, com particular ênfase no estudo da inovação pedagógica. Um dos campos de pesquisa diz respeito às questões pedagógicas relacionadas com a formação de professores e sua contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional docente. O outro considera o desempenho académico dos alunos e fatores relacionados, com vista à melhoria do processo educativo.
 

» Prof. Doutor João Rocha - Doutor em Educação, especialidade em Supervisão e Avaliação

Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação.
Doutorado em Educação, na especialidade de Supervisão e Avaliação, pela Universidade de Aveiro.
Professor nos cursos de Formação de Professores.
Coordenador da Área Disciplinar de Ciências da Educação.
Membro do Conselho Técnico-Científico da ESEV.
Avaliador Institucional – Perito de Avaliação (Avaliador Externo de Estabelecimentos de Ensino de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário) – Trabalho de Cooperação com a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).
Membro integrado do Centro de Estudos em Educação e Inovação (Ci&DEI).
Diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais.
Publicação de diversos artigos científicos em revistas e livros de atas.
Participação em diversos projetos de âmbito nacional e internacional. Atualmente, está a participar nos seguintes projetos internacionais:
– “Distributed Evaluation and Plannig in Schools (DEAPS)” – projeto desenvolvido em parceria com a Irlanda (Dublin City University Institute of Education); Turquia (University of Ankara); Bélgica (University of Antwerp) e Portugal (Instituto Politécnico de Viseu). Este projeto tem como principal objetivo: apoiar pais, alunos, professores, direções das escolas, decisores políticos e outros grupos interessados, que vão da autoavaliação à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas;
– “New Approaches in Inspection: a Polycentric Approach” – projeto desenvolvido em parceria com a Irlanda (Dublin City University); Holanda (Stichting Vu); Bulgária (Sofiiski Universitet Sveti Kliment Ohridski); Turquia (Ministry of National Education Presidency of Inspection, Ordu il Milli Egitim Mudurlugu e Ordu Social Science Lycee) e Portugal (Instituto Politécnico de Viseu, Universidade de Lisboa e Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa). Este projeto visa que cada parceiro melhore a sua capacidade institucional.