Candidatura
Os estudantes internacionais que pretendam ingressar num curso de 1º ciclo (licenciatura) no IPG, podem efetuar a sua candidatura online através do site: http://www.ipg.pt/estudantes_internacionais/formulario.aspx 


Início do ano letivo
As atividades letivas no IPG em geral iniciam-se no mês de setembro, pelo que importa preparar a deslocação com a necessária antecedência.
Consulta na página WEB das escolas do IPG o calendário escolar do próximo ano letivo.


O que fazer depois de conhecer os resultados de colocação

Obtenção de visto
Para estudar em Portugal, precisas de obter um visto junto do Consulado/Embaixada portuguesa mais próxima da tua área de residência. Informa-te sobre os tipos de visto mais adequados ao teu caso e o procedimento para a sua obtenção na página do Portal das Comunidades Portuguesas.

Para localizares o Consulado/Embaixada de Portugal mais próximo de ti, pesquisa o mapa interativo do Portal das Comunidades Portuguesas: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/

Documentos e requisitos necessários para obtenção de visto
Para efeitos de obtenção do visto, para além de outros documentos pessoais que te poderão solicitar, o IPG enviará aos candidatos colocados:
• Declaração comprovativa da admissão ao curso;
• Declaração de alojamento/alimentação, caso pretendas usufruir dos serviços de Ação Social do IPG.


O que fazer depois da chegada a Portugal

Procedimentos legais e administrativos à chegada a Portugal

Os cidadãos não europeus que entrarem no país através de uma fronteira não controlada têm obrigatoriamente que ir junto das autoridades declarar a sua entrada no país no prazo de três dias.
Se entrarem em Portugal por via aérea devem declarar a sua entrada logo no aeroporto junto dos Serviços de Alfândega. A Declaração de Entrada terá que ser entregue no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos termos estipulados pela lei. Caso não cumpras estas determinações estarás sujeito a multa.

Como chegar à Guarda
Portugal faz parte dos roteiros das mais importantes companhias aéreas, por isso é fácil conseguir ligações regulares de todas as partes do mundo. Os aeroportos mais próximos da Guarda são em Lisboa (a 310 km) e no Porto (a 210 km). Em qualquer dos casos, a forma mais fácil de chegar à Guarda é através de comboio ou autocarro.

1. A partir do Aeroporto Internacional de Lisboa (Portela)

• De comboio: necessitarás de viajar de metro ou apanhar um táxi para a estação ferroviária de Lisboa Oriente. De táxi, a viagem demorará aproximadamente 10 minutos. Existem vários comboios diários para a Guarda, sendo que viagem mais curta é feita através do “IC- Intercidades” cuja viagem demorará pouco mais de 4 horas.
Consulta os horários dos comboios no link abaixo:
http://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios 

• De autocarro (CITI EXPRESS): necessitarás de apanhar um táxi para o Terminal de Expressos de Sete Rios. A viagem demorará aproximadamente 10 minutos. Há várias ligações diárias (entre as 08:00 e as 20:00) para a Guarda e a viagem demorará cerca de 4 horas e meia.
Consulta o website da Rede de Expressos para ver os horários e preços.
http://www.rede-expressos.pt/

2.A partir do Aeroporto Internacional do Porto (Francisco Sá Carneiro)

• De comboio: De comboio: necessitarás de viajar do aeroporto do Porto para a Gare da Campanhã (a principal estação ferroviária do Porto). Poderás fazer esta viagem de táxi ou de metro, ambos disponíveis junto ao aeroporto. Esta viagem durará cerca de 30 minutos.
Diariamente existem vários comboios com destino à Guarda, mas não são diretos. A viagem mais curta demorará cerca de 3 horas.
Consulta os horários dos comboios no link acima mencionado.

• De autocarro (CITI EXPRESS): necessitarás de viajar de metro (linha E) até à paragem do “Bolhão” (25 minutos). A partir daqui, podes apanhar um táxi ou caminhar para o Terminal de Expressos “Garagem Atlântico”, Rua Alexandre Herculano (8 minutos). Há várias ligações diárias para a Guarda e a viagem mais rápida demorará um pouco menos de 3 horas.
Consulta o website da Rede de Expressos no link acima mencionado, para veres os horários e preços.

Se chegares à Guarda através de comboio, a estação fica a poucos kms do centro da cidade, aconselhando-se a deslocação através de táxi ou autocarro (dependendo dos horários).
Se chegares à Guarda através de autocarro, poderás dirigir-te ao teu local de residência a pé. Se pretenderes dirigir-te de imediato ao campus do IPG, aconselha-se o recurso ao táxi.


Procedimentos legais e administrativos à chegada à Guarda

Quando chegares à Guarda, deverás fazer algumas coisas essenciais:

1- Deslocar-te ao Gabinete de Mobilidade e Cooperação do IPG (GMC) e aos Serviços Académicos, situados no campus principal do IPG (edifício dos Serviços Centrais), onde todos os estudantes internacionais são acolhidos à chegada e onde têm oportunidade de se encontrar com toda a comunidade estudantil durante a sua estadia e obter informações.
Aqui receberás, entre outras, informações sobre como registar a tua residência junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); como encontrares alojamento se ainda não o fizeste, aceder às cantinas e outros serviços do IPG; como te orientares na cidade e entre as instalações do IPG. Serás também encaminhado para os Serviços Académicos para tratares da tua matrícula.
Este é também o local onde deverás apresentar qualquer problema com que te depares. O GMC está aberto de segunda a sexta em permanência das 10h00 às 17h00.

2- Deverás depois deslocar-se à Repartição de Finanças, para obter o Número de Identificação Fiscal (NIF). O NIF é vulgarmente conhecido como número de contribuinte, servindo para identificar uma entidade fiscal ou o cidadão perante as autoridades tributárias. O NIF é fornecido gratuitamente por qualquer Repartição de Finanças, independentemente da área de residência ou pelos serviços de Finanças existentes nas Lojas do Cidadão. Para a sua solicitação, é preciso apresentares o passaporte e indicares a tua residência em Portugal. Com o NIF poderás conseguir abrir conta bancária e contratar serviços como internet, telefone, etc.
Morada da Repartição de Finanças da Guarda:
Avenida Monsenhor Mendes do Carmo
6300-586 Guard
Telefone: (+351) 271 232 540 | Fax: (+351) 271 232 569

3- Abertura de conta bancária:
Em Portugal, a vasta maioria das lojas aceita cartões de crédito e/ou de débito, além de pagamentos em dinheiro. Com um cartão bancário é possível fazer grande parte das operações do quotidiano numa Caixa Multibanco (pagamentos de água, eletricidade, gás, comunicações, compras de bilhete de comboio, carregamentos de telemóveis, etc.). As operações podem ser feitas em qualquer Caixa Multibanco, independentemente do banco em que tenha conta, sem que sejam cobradas quaisquer taxas ao utilizador.
O IPG tem protocolo com uma instituição bancária (NOVO BANCO), que te permite a abertura de conta e obtenção de cartão Multibanco e outros serviços em condições vantajosas.

Documentos necessários para abertura de conta:
• Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/Passaporte.
• Número de Identificação Fiscal (NIF).
• Uma fotografia tipo passe atualizada.
• Comprovativo de morada e Comprovativo de profissão (o recibo de comprovativo da matrícula no IPG serve para este fim).
• Pelo menos 25€ para abertura de conta.

Os estudantes que procedam à abertura de conta no NOVO BANCO, têm acesso, entre outros:
• Cartão de débito gratuito, que serve simultaneamente de cartão identificador de estudante do IPG, o qual servirá para te identificares como estudante e aceder a alguns serviços/instalações (exº: residências).
• Acesso gratuito ao homebanking.

4- Visto de Residência: Se apresentas um passaporte com Visto de Estadia Temporária – tens de te deslocar ao SEF para solicitar prorrogação do visto.

Se apresentas um passaporte com Visto de Residência – tens de te deslocar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e solicitar a concessão de Autorização de Residência para Estudos. Tens 120 dias para o fazer, mas aconselha-se que o faças o mais rápido possível, porquanto, para ter acesso aos serviços de saúde, necessitarás de um documento provisório atestando a residência, emitido pelo SEF.

Documentos e Procedimentos para obter o Título de Residência no SEF/Guarda:
• Passaporte
• Comprovativo de morada
• Comprovativo de matrícula
• Comprovativo do pagamento das propinas
• Comprovativo de meio de subsistência – documento do banco (é suficiente a apresentação de documento que comprove a abertura de conta bancária em Portugal)
• Documento de Saúde (inscrição no Centro de Saúde)
• Pagamento de 37, 50€ (Protocolo IPG/SEF)

Morada do SEF na Guarda:
SEF- Delegação Regional da Guarda
Rua Paiva Couceiro, 22
6300-593 Guarda
Telefone: (+351) 271 232 700

5- Procurar o Centro de Saúde da Guarda:
Para obter o documento de saúde, terás de passar primeiro no SEF e apresentar todos os outros documentos. Nesse momento será emitido, excecionalmente, um documento provisório do SEF atestando a residência o que permitirá desbloquear o processo no Centro de Saúde/Unidade Local de Saúde.
Feito o registo, os estudantes recebem um número de utente e passarão a ter acesso aos serviços médicos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) nas mesmas condições que os cidadãos nacionais. Por exemplo, pagarão os mesmos valores, segundo as normas e tabelas em vigor, pelos cuidados de saúde prestados.

Morada do Centro de Saúde da Guarda:
Centro de Saúde da Guarda
Av. Alexandre Herculano
6300-659 Guarda
Telefone: (+351) 271 200 800 | Fax: (+351) 271 200 809
Email: csguarda@ulsguarda.min-saude.pt 


Alojamento e serviços de apoio
O Instituto Politécnico da Guarda, através dos Serviços de Ação Social (SAS-IPG), tem disponível alojamento em residências no centro da cidade. As residências estão mobiladas e equipadas e têm tratamento semanal de roupa de cama e atoalhados, oferecendo grande conforto e segurança aos estudantes.

Mais informações em: http://www.ipg.pt/sas/ 

Devido à elevada procura, caso estejas interessado em ficar alojado numa das residências do IPG, deves manifestar essa intenção o mais rápido possível, através de uma pré-inscrição.


Estudantes candidatos à frequência de um curso da Escola Superior de Hotelaria de Seia

Os cursos de: Turismo e Lazer; Restauração e Catering Gestão Hoteleira funcionam nas Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG que se situa na cidade de Seia, a cerca de 75 kms da cidade sede do IPG (Guarda).
A deslocação entre a cidade da Guarda e Seia, bem como as ligações a Lisboa e Porto fazem-se preferencialmente por autocarro. Consulta o website da Rede de Expressos para ver os horários e preços. O pedido de NIF e documento de saúde poderão ser requeridos localmente.


Contactos

NA GUARDA

Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, 50
6300-559 Guarda
Telf. (+351) 271220100 | Fax: (+351) 271222690
E-mail: ipg@ipg.pt
Web: http://www.ipg.pt

Serviços de Acção Social
Rua Soeiro Viegas Nº 6
6300-758 Guarda
Telf: (+351) 271220141 | Fax: (+351) 271212662
Email: sas@ipg.pt

GMC - Gabinete de Mobilidade e Cooperação
Telf. +351 271220105
E-mail: gmc@ipg.pt


EM SEIA

Escola Superior de Turismo e Hotelaria
Rua Dr. José António Fernandes Camelo – Arrifana
6270-372 Seia
Telf: (+351) 238 320 800 | Fax: (+351) 238320890
E-mail: geral.esth@ipg.pt
Web: http://www.esth.ipg.pt/

Repartição de Finanças de Seia
Rua Liberdade 24
6270-469 Seia
Telf: (+351) 238320930

Centro de Saúde e Unidade de Cuidados na Comunidade de Seia
Rua Capitão António Dias
6270-468 Seia
Telf.: (+351) 238 315 715 |Fax: (+351) 238 312 832
Email: csseia@ulsguarda.min-saude.pt 
 
Instituto Politécnico da Guarda | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Nº50 | 6300-559 Guarda