SIMBOLOGIA IPG




 A nova simbologia do IPG

O “Redesign” do Símbolo / Marca do Instituto Politécnico da Guarda pretende manter no seu elemento simbólico a forma circular, dado ser o círculo entendido como uma forma harmoniosa. Simbologia que pretende consubstanciar o contributo deste estabelecimento de ensino superior politécnico no desenvolvimento regional, de forma precisa e harmoniosa.

As iniciais IPG aparecem na parte inferior do símbolo marcando de forma acentuada a sigla IPG.

Como figura central, o símbolo do IPG, integra uma águia, simbolizando as alturas — a Guarda é a cidade mais alta de Portugal, tornando-se esta sugestão numa ideia de elevação da sabedoria. A porta da Sé Catedral da Guarda, monumento que constitui o principal ex-líbris da cidade, surge em alguns momentos como elemento de apoio visual da marca, ora de forma mais elaborada, ora de forma simplificada, refletindo igualmente as tradições históricas, culturais e de ensino desta zona do Pais.

Entre as asas da águia surge um vale sugerindo a ideia de serra, o que reforça a ideia de ligação a esta zona geográfica, sugerindo o espaço geográfico beirão, numa identidade própria associada à Guarda.