13 Outubro 2018

Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
do Instituto Politécnico da Guarda

Programa


8:30h - Abertura do Secretariado


9:00h - Inauguração de Exposição Fotográfica (na ESTG/IPG)


9:15h - Sessão de Abertura


09:45h – “Fotografia de Natureza”, por Eduardo Flor


10:15h – “Será a nossa melhor fotografia aquela que nunca iremos fazer? A experiência de um fotojornalista”, por Miguel Silva


10:45h – “A utilização de drones em fotografia”, por Maurício Matos.


11:15h - Intervalo


11:30h - “The Portuguese Prison Photo Project”, por Luis Barbosa (Fujifilm) | Palestra


13:00h - Almoço


14:30h – “Fotografia de Rua”, por Carlos Neves


15:00h – “Do outro lado da câmara”, por Filipa Barroso (Miss Portuguesa 2017)


15:30h – “Momentos da Montanha”, por Miguel Serra


16:00h – Workshop “Mirrorless is the new black” – What to Frame?, por Jonh Gallo (Olympus)


17:50h – Debate e Sessão de Encerramento



Oradores

Eduardo Flor

Eduardo dos Santos Franco Flor nasceu em 1959 na Guarda, cidade onde reside e trabalha.Desde sempre um apaixonado pela fotografia. Em 2010 sente a necessidade de frequentar cursos de fotografia digital e explorar o mundo da macrofotografia. A paixão pela macro e fotografia da natureza fundem-se dando origem a trabalhos de grande exigência no mundo natural, trajetos e detalhes, hábitos e vivências, captando pormenores únicos do mundo natural que nos rodeia, levando-o a incursões frequentes na natureza em comunhão com a fauna e flora que o rodeia.

Eduardo Flor

Fotografia de Natureza
Miguel Pereira Silva

Miguel Silva, fotojornalista, é natural de Lisboa, com 20 anos foi morar no Porto e aí, já com 30 anos, estudou fotografia no IPF. Ainda no Porto publicou fotos em vários jornais diários (1º de Janeiro, O Comércio do Porto, JN, Correio da Manhã, 24 Horas) e em várias revistas semanais, especialmente os títulos do Grupo Impala (Maria, TV7 Dias, Nova Gente, Vip, Focus, etc.) Reside atualmente no concelho de Pinhel e é colaborador habitual da Agência LUSA e da Global Notícias.

Miguel Silva

Fotografia de Fotojornalismo
Mauricio Matos
Fotografia de viagem é a minha paixão. Junta as duas coisas que eu gosto mais na minha vida. Tenho tido a sorte de viajar por dúzias de países e tento sempre trazer fotos que mostrem aquilo de melhor que existe em cada destino. A minha fotografia é positiva. Tento sempre mostrar o lado melhor de cada local, as coisas boas. Essa é a razão pela qual eu nunca poderia ser fotojornalista.

Maurício Matos

Fotografia com Drones
Luis Barbosa

Vive e trabalha no Porto onde nasceu em 1975. Concluiu o Curso Profissional de Fotografia, em 2003 no Instituto Português de Fotografia, no Porto, onde atualmente e desde 2007 dá formação. Freelancer agenciado por Invision Images (Grécia), Onimage (UK ) e Win-Image (USA). Desde 2008 tem vindo a documentar festivais e atividades culturais no Porto e norte de Portugal, nomeadamente, futureplaces, Nomadic, Manobras no Porto, Festival do Norte. Exibiu seu trabalho em algumas exposições individuais e coletivas em Portugal, Eslováquia e Lituânia, destacando-se em 2017 a exposição individual na Galeria Mendo, Porto, e a participação no projeto Portuguese Prison Photo Project no Centro Português de Fotografia, Porto. Publicações em algumas revistas, incluindo Le Journal de la Photographie (France), Orion Magazine (USA), WIP Magazine (Grécia) e Aorta Magazine (Polónia). Recentemente, foi distinguido e premiado pela SPAUTORES - Sociedade Portuguesa de Autores na categoria de Melhor Trabalho de Fotografia com o trabalho " The Portuguese Prison Photo Project"

Luís Barbosa (Fujifilm)

The Portuguese Prison Photo Project
Miguel Serra

Miguel Serra nasceu em Manteigas a 13 de Junho de 1973, terra que o viu crescer e onde permanece. Temporariamente ausente aquando da frequência do Ensino Superior é Licenciado em Comunicação e Relações Públicas e detém uma Pós-Graduação em Marketing Territorial, desempenhando funções na Câmara Municipal de Manteigas, no serviço de Cultura, Comunicação e Imagem. A paixão pela fotografia e o amor à natureza faz com que acorde, com muita frequência, antes que todos. O invulgar despertar da Estrela provoca-lhe insónias. A sua Serra é um íman que o atrai madrugada atrás de madrugada. E que a ela não consegue resistir. Esta paixão proporciona-lhe alguns prémios de fotografia, que passados escassos anos, vieram apenas atestar o percurso. Feito em paisagens que conhece, respeita e quer divulgar. Em dezembro de 2012 publica o seu primeiro livro de fotografia sob o título «Momentos da Montanha - Manteigas e a Serra da Estrela»..

Miguel Serra

Momentos da Montanha

Carlos Pedro Carvalheiro Neves nasceu na Figueira da Foz em 1968, residindo atualmente na cidade de Coimbra, onde estudou Engenharia. Desde muito novo demonstrou paixão pelo registo de momentos em fotografia mas apenas aos 22 anos conseguiu comprar a sua primeira SLR. Fevroso autodidata, pesquisa na internet e em literatura existente, todo o tipo de informação que lhe permita aprofundar conhecimentos e desenvolver novas técnicas criativas em todo o género de fotografia e ambientes. Vencedor de alguns prémios em maratonas fotográficas, continua insistentemente, aos 50 anos, a procurar captar a fotografia de uma vida, que será sempre a próxima.

Carlos Neves

Fotografia de Rua
Filipa Barroso
Sem dados biográficos de momento.

Filipa Barroso

Do outro lado da Câmara
(Miss Portuguesa 2017)
 John Gallo

John Gallo (Leiria, 1969) is a Portuguese social-documentary photographer, known for developing photographic projects that seek to foster in contemporary society a reflection on environmental, social and economic issues that are crucial for the sustainable development of the planet. In 2015, he won the Joan Wakein Award, granted by The Guardian and The Royal Photographic Society, and in 2016 his "Pilgrims - Walking to Fatima" photo series was considered one of the best essays published that year by the prominent Portuguese newspaper Público. John has four published photography books: “Carris de Ferro”/"Iron Rails", "The Last of the Tile Makers", “Floresta Negra”/"Black Forest" and “Os Lugares do Azeite Transmontano”/"The Places of Transmontane Olive Oil". He is working on four new books that will be published soon.

Jonh Gallo (Olympus)

Workshop “Mirrorless is the new black” – What to Frame?

Inscrições

Contactos

Telefone

Inst. Politécnico da Guarda

271 220 162

Email

fotoclubedaguarda@gmail.com

gic@ipg.pt

Instituto Politécnico da Guarda

Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda

Organização

logos