Formação - Formação empresarial

O IPG, seguindo a tendência de ensino internacional dos MOCC, oferece aqui um conjunto de formação que considera pertinente para ajudar os agentes económicos a desenvolverem as suas competências e assim, potenciarem a sua atividade no contexto das empresas em que estão inseridos.

O que é um MOCC?
O MOCC (Massive Online Open Courses), Curso Online Aberto e Massivo, é um tipo de Curso Aberto através lecionado de forma gratuita e livre através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visa oferecer a um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de coprodução.

Este tipo de cursos surge como consequência do desenvolvimento da educação à distância e do conceito de Recursos Educacionais Abertos. Embora o projeto e participação num MOOC ser semelhante ao de um curso numa IES, o MOOC normalmente não exige pré-requisitos, mas também não oferece certificados de participação.

Neste sentido, cursos com estas características são adequados à transmissão de conhecimentos específicos em áreas de relevância para potenciar o desenvolvimento económico e social. O papel do IPG como entidade potenciadora do conhecimento e de ligação à comunidade empresarial ao utilizar esta tipologia de ferramenta de transmissão de conhecimento não só contribui para o esclarecimento e evolução das competências profissionais como liga quem os frequenta à sua cultura e dinamismo alavancando a sua capacidade de atratividade e de reconhecimento como instituição que tem um papel dinâmico e de valor no desenvolvimento da sociedade em que se insere.

Como funciona?
As aulas são gratuitas, a matéria é dividida em módulos e a avaliação é feita através de tarefas e testes de escolha múltipla. Vídeos de palestras e textos recomendados são os materiais predominantes e os formadores estão, por norma, ligados a instituições de ensino superior. Aqui, tudo é assíncrono: os MOOC podem ser frequentados quando o aluno quiser, sem hora ou local marcado, e todas as ferramentas de estudo se mantêm disponíveis durante o período letivo — que, normalmente, se mede em algumas semanas. Tudo na Internet. Autonomia é palavra-chave.

Se nos inscrevermos num MOOC, podemos desistir quando quisermos e o máximo que nos acontece (além do peso na consciência) é receber alguns emails dos formadores, com palavras de incentivo a apelarem à participação. No fim, se completarmos todas as tarefas e requisitos, temos direito a um diploma — este sim, pago.

Para quem quiser se inscrever, basta registar-se na página e escolher o tipo de formação que pretende. Há cursos de curta duração, que vão de quatro a dez horas — acessíveis em qualquer momento —, ou de média duração, que podem ir de 40 a 80 horas, e incidem sobre um maior aprofundamento dos conhecimentos e a supervisão dos docentes.

UDI - Transferência de IDTe Desenvolvimento de Produto - CENTRO-07-CT62-FEDER-005026