Projetos de Investigação | Projetos Nacionais | Projetos de I&D - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Projetos de I&D - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Constitui prioridade da política de Ciência e Tecnologia o crescimento, reforço e consolidação do Sistema Científico e Tecnológico National (STCN), tornando-o mais competitivo no contexto nacional e internacional.

Neste âmbito, assume particular importância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas, através da participação das suas equipas de investigação em Projetos de Investigação científica e desenvolvimento tecnológico em diferentes domínios científicos.

A FCT dá regularmente a oportunidade aos investigadores de submeterem candidaturas a projetos de investigação. Tal processa-se tanto em concursos abertos a todas as áreas científicas de periocidade anual como através de concursos dirigidos a investigação orientada em certos domínios ou temas específicos, sendo a avaliação efetuada por painéis de avaliadores independentes, envolvendo peritos nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito e idoneidade, constituídos para cada concurso, por área científica.

Os projetos de investigação abarcam todos os domínios científicos, desde as ciências da vida e da saúde às ciências sociais e humanas, passando pelas engenharias, ciências exatas, ciências naturais e do ambiente. As modalidades dos projetos de investigação a apoiar encontram-se especificadas nos Avisos de Abertura de cada um dos concursos.

Projeto: WasteSilk
Código Projeto: PTDC/BTA-BTA/0696/2020
Líder: Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
Duração: 2021-01-01 a 2024-01-01