Projetos de Investigação | Projetos Internacionais | Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha (POCTEP)

 
0583_FRONTEIRA2020_3_E - Territórios Inclusivos en la Frontera España Portugal

Código do projeto: 0583_FRONTEIRA2020_3_E
Acrónimo: 0583_FRONTEIRA2020_3_E
Título: Territórios Inclusivos en la Frontera España Portugal


Objetivos
O projeto Fronteira 2020 prossegue os seguintes objetivos no quadro do desenvolvimento transfronteiriço entre Espanha e Portugal:

- Desenvolver instrumentos metodológicos de intervenção e avaliação de impacto, de carácter integral e territorial, aplicáveis no espaço de cooperação e garantir a sua transferência.

- Melhorar a gestão do conhecimento e sua transferência para outros territórios fronteiriços, necessários para gerar condições adequadas para o desenvolvimento de novos serviços à população e novas atividades de emprego nos territórios excluídos.

- Empreender novas atividades no campo das novas fontes de emprego para melhorar os serviços à população e garantir o acesso ao emprego para pessoas com dificuldade de empregabilidade


Resultados:
Ferramenta metodológica para análise, planeamento e desenvolvimento de uma carteira de serviços sociais em meio rural, aplicável no espaço de cooperação. A referida ferramenta metodológica permitiu-nos fazer uma proposta para o desenvolvimento de um portfólio de serviços no meio rural, em função do tipo de região, da comparação com a evolução atual do portfólio, dos operadores existentes ou potencialmente interessados e das oportunidades detetadas. É uma metodologia desenvolvida pelas entidades da parceria FRONTEIRA que nos permitiu planear, conceber e lançar um serviço piloto nas zonas rurais de Salamanca e Zamora, pela Associação Asprodes e a Fundação Intras, em colaboração com a Direção de Castela e Leão Social Services, três entidades da parceria Fronteira.


0583_FRONTEIRA2020_3_E - Territórios Inclusivos en la Frontera España Portugal

  PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA PORTUGAL/ESPANHA (POCTEP)

LÍDER
ASPRODES FEAPS SALAMANCA

PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASPRODES FEAPS SALAMANCA, GERENCIA DE SERVICIOS SOCIALES DE CASTILLA Y LEON, FUNDACION INTRAS, FUNDACION ASOCIACION NACIONAL DE PARAPLEJICOS Y


TOTAL PROJETO
1071147.57

DURAÇÃO
01/10/2017 a 30/06/2022

Website






FINANCIAMENTO

Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG