Projetos de Investigação | Projetos Internacionais | Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha (POCTEP)

NEUROQUALYFAM - Enfermedades Neurodegenerativas y Calidad de Vida Familiar

OBJETIVOS DO PROGRAMA
Promover o desenvolvimento das zonas de fronteira entre Espanha e Portugal, reforçando as relações económicas e as redes de cooperação existentes entre as cinco áreas definidas no Programa.

OBJETIVOS DO PROJETO
O Projeto foi enquadrado na Área de Cooperação: Castilla y León – Centro e Norte de Portugal, Eixo Prioritário 1: Crescimento inteligente através de uma cooperação transfronteiriça para o impulso da inovação. No Objetivo Temático 1: Potenciar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação Prioridade de Investimento 1.A.: Melhorar as infraestruturas de investigação e inovação (I+i) da capacidade de desenvolver a excelência em matéria de I+i e fomentar centros de competência, em especial de interesse europeu. Objetivo Específico (OE1A): Melhorar a excelência científica do Espaço de Cooperação Transfronteiriça nas linhas de investigação com potencial para serem competitivas internacionalmente.

Objetivos do projeto:
• Fortalecer a cooperação entre as instituições responsáveis pela investigação e assistência às doenças neurodegenerativas em Castilha e Leão e no Norte e Centro de Portugal para melhorar os resultados da qualidade de vida da família e otimizar os recursos de apoio e assistência às famílias que cuidam dos doentes.
• Melhorar a excelência científica da Área de Cooperação Transfronteiriça para enfrentar os desafios comuns do impacto nos sistemas de saúde públicos que acarreta o envelhecimento da população, com especial incidência nas áreas despovoadas e rurais.

ÂMBITO TERRITORIAL PROJETO
Pluri regional: Castilla y León y Região Centro e Norte de Portugal

ATIVIDADES PREVISTAS NO PROJETO E ESTADO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
1. Mapeamento das necessidades das famílias cuidadoras na zona transfronteiriça
2. Mapeamento e avaliação dos serviços e recursos
3. Plataforma TIC da “carteira” de serviços

PESSOAS BENEFICIÁRIAS
• Pessoas com doenças neurodegenerativas e suas famílias.
• Profissionais de Saúde.
• Instituições de Saúde, locais e regionais.

RESULTADOS ESPERADOS
Os principais resultados esperados do projeto NEURO QUALYFAM são:
a) A criação de um plano de apoio integral centrado nas famílias cuidadoras de pessoas com doenças neurodegenerativas, em função das necessidades individuais, com base no desenho e aplicação de um procedimento para avaliar a qualidade de vida dessas famílias.
b) Colocar em funcionamento a primeira plataforma de TIC na área transfronteiriça de Espanha e Portugal que permita a avaliação das necessidades da família, bem como recursos de apoio (carteira de serviços, formação on-line através de conteúdos visuais, textuais, fóruns, e-learning, workshops, etc.), que favoreçam a capacitação das funções de cuidar das famílias.

INDICADORES
• Número de documentos académicos publicados por atores dos sistemas de ciência e tecnologia (18)

NEUROQUALYFAM - Enfermedades Neurodegenerativas y Calidad de Vida Familiar

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA PORTUGAL/ESPANHA (POCTEP)

LÍDER
Universidad de Salamanca

PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Beneficiário Principal: Universidad de Salamanca.
Parceria hispano-lusa, de carácter público-privado, formado por outras 6 entidades: Gerencia Regional de Salud de Castilla y León; Agrupación estratégica innovadora (AEI) Clúster SIVI: Soluciones innovadoras para la vida independiente; Diputación Provincial de Salamanca; Instituto Politécnico da Guarda; ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento; Instituto Politécnico de Bragança.

TOTAL PROJETO

DURAÇÃO