Projetos de Investigação | Projetos Nacionais | Sistema de Incentivo a Ações Coletivas (SIAC)

 
S4Agro | Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial

O projeto S4AGRO visa qualificar as PME do setor agroindustrial, nomeadamente da fileira dos: produtos cárneos, produtos hortofrutícolas, produtos lácteos e, produtos de padaria/pastelaria, para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular.

O projeto S4AGRO pretende identificar e disseminar junto das PME do setor agroindustrial, boas práticas na utilização de embalagens primárias (ecológicas) e secundárias (recicláveis e/ou reutilizáveis) sustentáveis e os fatores críticos à aplicação destas e as práticas logísticas mais eficazes. Neste contexto, encontram-se também as tecnologias inovadoras e boas práticas em utilização de embalagens inteligentes e/ou ativas. Aborda igualmente a cibersegurança, visando identificar fatores críticos para a segurança de sistemas informáticos e qualificação para a aplicação de boas práticas. Destina-se também à identificação e caraterização de pontos geradores de desperdício e à definição de soluções inovadoras para o seu aproveitamento com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais. Visa ainda, permitir, divulgar e facilitar o acesso a processos de capacitação para a introdução de inovação de base científica e tecnológica com o intuito de capacitar PME para acelerar a adoção da Indústria 4.0.

Código do projeto: 02/SIAC/2019 – 46425


S4Agro | Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial

  SISTEMA DE INCENTIVO A AÇÕES COLETIVAS (SIAC)

LÍDER
Universidade da Beira Interior

PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Universidade de Évora (UÉvora); Instituto Politécnico de Coimbra (IPC); Instituto Politécnico da Guarda (IPG); Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria); Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster)


TOTAL PROJETO
1 102 742.70

DURAÇÃO
24 de abril de 2020 a 23 de abril de 2022

Website






FINANCIAMENTO


Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG