Projetos de Investigação | Projetos Nacionais | Sistema de Incentivo a Ações Coletivas (SIAC)

S4AGRO

CÓDIGO DO PROJETO: POCI-02-0853-FEDER-046425
CÓDIGO DO CONCURSO: 02/SIAC/2019

DESIGNAÇÃO
Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Qualificação

PROGRAMA OPERACIONAL
Programa operacional competitividade e internacionalização

OBJETIVO TEMÁTICO
OT 3 - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

PRIORIDADE DE INVESTIMENTO
PI 3.3 - A concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidade avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO
TI 53 - Qualificação e inovação das PME

BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro

Descrição do projeto

O projeto S4AGRO visa qualificar as PME do setor agroindustrial, nomeadamente da fileira dos: produtos cárneos, produtos hortofrutícolas, produtos lácteos e, produtos de padaria/pastelaria, para a adoção de soluçes inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular.

Objetivo principal

O projeto S4AGRO pretende identificar e disseminar junto das PME do setor agroindustrial, boas práticas na utilização de embalagens primárias (ecológicas) e secundárias (recicláveis e/ou reutilizáveis) sustentáveis e os fatores críticos à aplicação destas e as práticas logísticas mais eficazes. Neste contexto, encontram-se também as tecnologias inovadoras e boas práticas em utilização de embalagens inteligentes e/ou ativas. Aborda igualmente a cibersegurança, visando identificar fatores críticos para a segurança de sistemas informáticos e qualificação para a aplicação de boas práticas. Destina-se também à identificação e caraterização de pontos geradores de desperdício e à definição de soluções inovadoras para o seu aproveitamento com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais. Visa ainda, permitir, divulgar e facilitar o acesso a processos de capacitação para a introdução de inovação de base científica e tecnológica com o intuito de capacitar PME para acelerar a adoção da Indústria 4.0.

Código do projeto
02/SIAC/2019 – 46425

Entidade Promotora
Universidade da Beira Interior (UBI)