Revista Egitania Sciencia - Volume 20 Revista Egitania Sciencia - Volume 20
Nestas linhas introdutórias do presente volume da Revista Egitania Sciencia julgo que, pelo contexto temporal, faz todo o sentido deixar duas breves notas sobre o envolvimento do Politécnico da Guarda em dois importantes projetos.
Há dois anos foi celebrado o acordo entre os nove municípios abrangidos pela Serra da Estrela (Guarda, Seia, Covilhã, Belmonte, Manteigas, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital), a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda, com o objetivo de apresentar a candidatura da Serra da Estrela a Geopark da UNESCO.

O IPG lançou a ideia, assumiu a responsabilidade de liderar o projeto, os municípios responderam afirmativamente e financiaram a atividade. A primeira etapa foi, recentemente concluída, com a entrega do dossiê da candidatura. Este projeto marcará o futuro desta região e ficará também na história do Politécnico da Guarda, como símbolo do nosso empenho e envolvimento na construção de um futuro coletivo que todos queremos seja de esperança e confiança.
O papel do IPG neste domínio foi igualmente reconhecido pelo Governo ao criar a rede de investigação em ecossistemas de montanha, denominada “Montanhas de Conhecimento. Rede Nacional de Investigação de Montanhas”, no qual a Serra da Estrela constitui um dos projetos-piloto, liderado pelo Politécnico da Guarda. A participação do nosso Instituto no projeto de criação do Laboratório Colaborativo “Montanhas de Investigação”, liderado pelo Politécnico de Bragança, é igualmente ilustrativo do reconhecimento do papel que o IPG tem vindo a desempenhar, constituindo mais um elemento que contribuirá, esperamos, de forma ativa para o desenvolvimento desta região e para a afirmação do nosso Instituto, dos seus professores e investigadores na comunidade científica nacional.
Afirmação que espero ver também vertida nas páginas deste novo volume da Revista científica do Politécnico da Guarda e em números subsequentes.

Prof. Doutor Constantino Rei
Presidente do IPG


This is to certify that Egitania Sciencia is indexed in International Scientific Indexing (ISI). The Journal has Impact Factor Value of 0.729 based on International Citation Report (ICR) for the year 2016-17. The URL for journal on our server is http://isindexing.com/isi/journaldetails.php?id=7132  

               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690