Revista Egitania Sciencia - Volume 13 Revista Egitania Sciencia - Volume 13
O conhecimento e a inovação são, cada vez mais, os motores das economias dinâmicas e competitivas. O reconhecimento generalizado desta evidência reforça a importância da ligação entre o “saber” e o “fazer”, tornando clara a necessidade de reforçar a concertação de dois mundos com finalidades, mentalidades e linguagens distintas: as instituições de ensino superior e as empresas.
As instituições de ensino superior, enquanto espaços de produção e transmissão de conhecimentos, e as empresas, enquanto espaços de conversão do conhecimento em valor económico e social, estão por isso condenadas a dialogar e a cooperar, sob pena das primeiras perderem grande parte da sua relevância social e das segundas, pura e simplesmente, não sobreviverem, ultrapassadas por outras que melhor souberem inovar, interpretando e respondendo às exigências dos mercados.

Para alcançar este objetivo da adequação entre a oferta e a procura de competências, várias vias podem e devem ser trilhadas. Uma delas – a via institucional consiste numa maior permeabilidade entre os mundos académico e empresarial, através da nossa participação e dos nossos professores em órgãos de associações empresariais e da participação da comunidade empresarial no governo das instituições, em órgãos executivos e/ou consultivos.
A cooperação com a sociedade assume, assim, uma importância crescente no papel do IPG. Neste contexto, a Revista Egitania Sciencia pode e deve desempenhar um papel distinto enquanto meio difusor de informação, estudos, investigação e experiências. Decorridos sete anos após o início da sua publicação, reiteramos o nosso empenho em tornar cada vez mais ativa e interventiva esta Revista, de modo a materializarmos nas suas páginas os objetivos traçados aquando do seu lançamento.
Constantino Rei
Presidente do IPG


 
               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690