Revista Egitania Sciencia - Volume 13 | ARTIGO

Título: DETERMINANTES DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO GOVERNO ELETRÓNICO EM CABO VERDE

Autor: Lígia Esgalhado Morais (esgalhado@yahoo.com)*, Bráulio Alturas (braulio.alturas@iscte.pt)**
* Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da informação pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Licenciada em Gestão e Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Gestão Bancária. Responsável pela Gestão global da Intranet do Grupo Crédito Agrícola. | ** Doutor em Organização e Gestão de Empresas com especialização em Marketing (ISCTE-IUL), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (ISCTE-IUL) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE-IUL). Professor Auxiliar do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa na Escola de Tecnologias e Arquitectura, coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e diretor e docente em Mestrados e Pós-graduações. Subdiretor e investigador da ADETTI-IUL – Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 13

Resumo:
O Governo Eletrónico é uma dimensão importante do processo de modernização da governação baseado na utilização das tecnologias de informação e comunicação, influenciando o crescimento da economia digital e da sociedade da informação, promovendo o desenvolvimento sustentado, contribuindo para reduzir os níveis de pobreza e as desigualdades ao proporcionar maior acessibilidade aos serviços do Estado e às oportunidades socioeconómicas. A introdução de novas aplicações e capacidade tecnológicas tem um elevado impacto inovador ao nível do funcionamento da administração pública. O trabalho aqui apresentado é o resultado de um estudo sobre a implementação do Governo Eletrónico em Cabo Verde, respondendo a questões relativas à adoção e utilização do e-government, assim como seus impactos, nomeadamente ao nível dos determinantes da satisfação. Com esse objectivo foi realizado um estudo quantitativo baseado na aplicação de um questionário, tendo-se concluído que o e-government em Cabo Verde tem um impacto positivo na população.

Palavras-chave: Governo Eletrónico, E-Government, Certidões On-Line, Administração Pública, Governação Eletrónica

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690