Revista Egitania Sciencia - Volume 22 | ARTIGO

Título: AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM UMA APLICAÇÃO MÓVEL, COM BASE EM NORMAS ISO

Autor: Gonçalo Nuno Tavares (tavares.gn@gmail.com)* Bráulio Alturas (braulio.alturas@iscte-iul.pt)**
* Mestre em Informática e Gestão e Licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Application Operations Engineer na Alpiq (República Checa). ** Doutor em Organização e Gestão de Empresas com especialização em Marketing (ISCTE-IUL), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (ISCTE-IUL) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE-IUL).
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 22

Resumo:
Inserido na temática das aplicações móveis, este estudo visa avaliar o sucesso de uma aplicação móvel de apoio ao estudante no meio universitário na ótica do aluno em três perspetivas, como produto de software, quanto à qualidade do conteúdo e qualidade no uso, baseado na aplicação disponibilizada pela Universidade Católica Portuguesa, a MyCatólica. Foi proposto um modelo de avaliação e formulado um questionário a partir das métricas definidas nas normas ISO 9126 e ISO 25012, onde se obteve um grau de satisfação para com a MyCatólica de 70,6%. Concluiu-se também existir um comportamento de mediação entre as variáveis independentes e a variável dependente, por intermédio de uma outra variável independente, ou seja, verificouse que a qualidade, como produto de software, conjuntamente com a qualidade do conteúdo influenciam a qualidade do uso.

Palavras-chave: aplicações móveis; meio universitário; avaliação de software; modelo de satisfação; usabilidade

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690