Programa

PROGRAMA DO 4º CONGRESSO DA SCPD

1º Dia – 6ª Feira, 24/10/2014

10h – 10h30 – Cerimónia de Abertura – Auditório grande

10h30 – 11h15 – 1ª Conferência - Kathleen Armour (Universidade de Birmingham): “Pedagogical Cases’: Closing the research-practice gap in physical education, physical activity and sport” – Auditório grande – Moderador Pedro Sequeira

11h15 – 11h30 – Pausa para Café

11h30 – 12h45 – Comunicações Livres – Auditório grande e Auditório pequeno

12h45 – 14h00 – Almoço

14h00 – 14h45 – Apresentação do Sócio Honorário da SCPD + Conferência do Sócio Honorário Pedro Sarmento (Universidade Lusíada)

14h45 – 15h30 – 2ª Conferência – Rui Resende (ISMAI): “Desporto juvenil: Formação e competências do treinador desportivo” – Auditório grande - Moderador Teresa Fonseca

15h30 – 16h - Pausa para Café

16h – 16h45 - 3ª Conferência – Hélder Lopes (Universidade da Madeira): “Uma mudança coerente no Ensino Superior - A ferramenta Processo Pedagógico” – Auditório grande - Moderador Pedro Esteves

16h45 – 18h15 – Comunicações Livres – Auditório grande e Auditório pequeno

18h15 – 19h45 – Assembleia Geral da SCPD (entrada aberta a todos os sócios da SCPD) – Auditório grande

20:00 – Jantar do Congresso


2º Dia – Sábado, 25/10/2014

9h -10h – Comunicações Livres – Auditório grande e Auditório pequeno

10h – 10h45 - 4ª Conferência – Susana Franco (ESDRM): “Formação e Qualificação dos Profissionais de Fitness” – Auditório grande - Moderador Jorge Casanova

10h45 – 11h - Pausa para Café

11h - 11h45 - 5ª Conferência – Pedro Guedes (UBI): “As práticas de coaching em jovens e a transferibilidade de competências para a vida – o que nos diz a ciência” – Auditório grande - Moderador Natalina Casanova

11h45 – 12h30 - 6ª Conferência – Hugo Sarmento (ISMAI): “O contributo da observação e análise do jogo/treino para uma melhor intervenção dos treinadores: o exemplo do futebol” – Auditório grande - Moderador Rui Resende

12h45 – 13h00 – Encerramento do 4º Congresso e apresentação do 5º Congresso


Comunicações Livres

» Comunicações livres – 24 de outubro

11h30 – 12h45 – Auditório grande

Moderador – Hélder Lopes

Rita Brito, Valter Pinheiro Práticas de Atividade Física e Desportiva com crianças. Um estudo na valência de creche
Bruno Avelar-Rosa, Lourenço Xavier de Carvalho, Abel Figueiredo Didática dos valores na prática desportiva - Uma proposta para o desenvolvimento da literacia social
Jorge Arede, Rafael Cabral, Rafael Nunes, Rogério Santos, Antonino Pereira Treinadores de excelência: Que caraterísticas?
Teresa Marinho Da natureza poética do desporto: para uma formação da sensibilidade estética.
Adilson Marques, Miguel Peralta, João Martins, Hugo Sarmento, Francisco Carreiro da Costa Correlatos do transporte ativo dos adolescentes citadinos
Paulo Sá, Ricardo Melo, Francisco Gonçalves, Rui Resende Análise aos Níveis de Satisfação dos Alunos nas aulas de Educação Física: As aulas de Jogos Desportivos Coletivos

11h30 – 12h45 – Auditório pequeno

Moderador – Vítor Ferreira
Paula Batista O papel do professor cooperante no contexto de estágio: das evidências teóricas às empíricas
Vítor Ferreira Contributo da ‘Pedagogia do Treino Desportivo’ para a formação graduada de Profissionais de Desporto (Professores de Educação Física e Treinadores Desportivos) em situações de ensino simulado
Martins, J., Marques, A., Sarmento, H., Santos, B., Carreiro da Costa, F. Caraterização de raparigas adolescentes com um estilo de vida fisicamente ativo e pouco ativo
Santos, B, Silvério, Martins, J. Carreiro da Costa, F. A atitude dos alunos face à Educação Física e aos comportamentos de ensino do professor, segundo a idade
Ricardo Lima, Júlia Castro, Sílvia Cardoso, Rui Resende Prática de Ensino Supervisionada: As dificuldades dos estudantes estagiários
Helena Bento Formação humana - O contributo do desporto

16h45 – 18h15 – Auditório grande

Moderador – Nuno Loureiro
Valter Pinheiro, Oleguer Camerino, Pedro Sequeira O Treinador de Futebol Infanto-Juvenil na promoção do Fair Play Comparação do comportamento versus Auto-Perceção de técnicos Licenciados em Desporto
Armando Costa, Pedro Sequeira, Oleguer Camerino, Clarissa Printes  O comportamento do treinador de jovens - a importância atribuída aos aspetos de saúde dos atletas no contexto do treino de Futebol
Bruno Avelar-Rosa, Víctor López-Ros, Abel Figueiredo Aplicação do "Modelo Integrado Técnico-Tático" às Artes Marciais & Desportos de Combate - Proposta de desenvolvimento do "Saber Lutar"
Víctor López-Ros, Bruno Avelar-Rosa Modelo Integrado Técnico-Tático de ensino desportivo. Origem e estado de arte 
Tadeu Celestino, José Leitão, Hugo Sarmento, A. Marques, Antonino Pereira A excelência na orientação: Caracterização a partir das representações de treinadores de elite
Nuno Serra As preocupações pedagógicas, em Portugal, na primeira metade do século XV. D. Duarte e a arte de bem cavalgar.As preocupações pedagógicas, em Portugal, na primeira metade do século XV. D. Duarte e a arte de bem cavalgar.
 
16h45 – 18h15 – Auditório pequeno

Moderador – Susana Franco

João Moutão, Luís Cid Modelo de intervenção no contexto do exercício físico com base na Teoria da Autodeterminação
João Américo, Sara Gomes, Eugénia Silva, Rui Resende Perceção dos docentes relativamente às características do seu trabalho e à sua experiência pessoal
Rui Correia, Sara Gomes, Eugénia Silva, Rui Resende Perceção dos docentes relativamente à energia, envolvimento e sentimentos vivenciados no trabalho
Susana Alves, Susana Franco, José Rodrigues Comunicação Cinésica e Proxémica de Instrutores de Step: Deteção e análise de padrões comportamentais
Vera Simões, José Rodrigues, Francisco Campos, Susana Franco O feedback de instrutores estagiários, na atividade de localizada. Relação entre comportamento observado e auto-perceção
Marta Matos, Nicole Monteiro, Tadeu Celestino, Antonino Pereira A atividade física adaptada e as instituições de apoio à pessoa com deficiência: um estudo de caso
Valter Pinheiro, Bruno Baptista, Paulo Malico Sousa, Clarissa Printes, Armando Costa e Pedro Sequeira Proposta de Alteração às Leis de Jogo no Futebol de Formação: O exemplo Prático da Liga TOCOF


» Comunicações livres – 25 de outubro

9h00 – 10h0 – Auditório grande

Moderador – José Rodrigues

Hélio Antunes, Jorge Soares, José Rodrigues As práticas dos clubes desportivos no que concerne à avaliação de desempenho dos treinadores de desporto
Nuno Loureiro, Eduardo Teixeira, João Paulo Costa, João Prudente, Pedro Sequeira As bolas paradas no futebol jovem, a opinião dos treinadores
Fernando Santos, Hélder Lopes, José Rodrigues Relação entre a auto-perceção e perceção dos treinadores e o comportamento de instrução e dos atletas em competição
Sarmento, H., Arede, J., Figueiredo, A., Marques, A., Mendes, F., Martins, J., Pereira, A Níveis de stress e rendimento escolar em alunos de Desporto e Atividade Física

9h00 – 10h0 – Auditório pequeno

Moderador – Alberto Albuquerque

Sara Gomes, Eugénia Silva, Rui Resende Perceção dos docentes relativamente à conciliação trabalho-família e satisfação profissional
Jorge Baptista, Elsa Cabo, Francisco Gonçalves Relação do rendimento/sucesso escolar e a prática de exercício físico, de desporto escolar e de desporto federado
Rui Resende, André Santos, Paula Santana, Júlia Castro As perceções dos Professores de Educação Física sobre as dimensões essenciais da sua intervenção na escola atual - um estudo exploratório
José Amoroso, Isabel Varregoso Ultimate Frisbee - um desporto para as Escolas


» Posters

Miguel Vieira Os Desportos de Combate enquanto meio de transformação do Homem
Virgílio Pinto, Paulo Santos Observação de um Microciclo Pré-Competição Verão para Velocistas
António João Apolinário Pereira Canyoning - Intervenção pedagógica diferenciada no turismo de natureza
João Moutão, João Moutão, Marisa Rosário, Susana Alves, Anabela Vitorino, Luís Cid Relação entre motivação intrínseca, satisfação com a vida, autoestima e vitalidade em indivíduos idosos envolvidos num programa comunitário de atividade física 
João Moutão, Fabiana Teixeira, Anabela Vitorino, Susana Alves, Luís Cid Relação entre atividade física, satisfação com a vida, autoestima e vitalidade em indivíduos ativos, minimamente inativos e inativos
Piteira, R., Aceña, D., Gomes, G., Candeias, I., Oliveira, T., Reis, M., Vieira, F., Pereira, A., Espada, M. A emissão de feedback durante uma aula de grupo em ginásios da cidade de Setúbal
Santos, S., Mendes, P., Encarnação, A., Marques, L., Gouveia, C., Pereira, J., Vieira, F., Pereira, A., Espada, M. Opinião dos encarregados de educação relativamente à dinâmica das aulas de natação para bebés no distrito de Setúbal
Teresa Silva, Paula Batista, Amândio Graça A perspectiva de professores cooperantes iniciantes acerca do processo de orientação de estagiários de Educação Física
   
Pedro Sequeira, Oscar Gutiérrez Aguilar Construção de um instrumento para analisar a carga tática no andebol