Programa

 
6.ª Feira – 26/Out
8:45-9:30 Receção e registo dos participantes
9:30-10:00 Cerimónia de abertura (auditório)
• Presidente da Direção da SCPD: Professora Coordenadora Susana Franco
• Subdiretor da ESDRM: Professor Adjunto Luís Cid
• Presidente do Instituto Politécnico de Santarém: Professor Coordenador José Mira Potes
• Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda: Professor Adjunto Pedro Alexandre Nogueira Cardão
• Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior: Dra. Isaura Morais
• Presidente da REDESPP: Professor Coordenador Principal José Rodrigues
10:00-10:40
Conferência plenária (auditório):
Professor Doutor Pedro Sequeira (Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém)
“Formação de Treinadores: Novos desafios e caminhos”
10:00-10:40
Apresentação do Mestrado em Pedagogia do Desporto (auditório)
Professor Doutor José Rodrigues (Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém)
“Mestrado em Pedagogia do Desporto - um projeto, um desafio”
   
10:45-11:15 Coffee break
   
11:15-12:45 Comunicações livres orais: sessões paralelas (salas)
• Painel 1: Exercício, Atividade Física e Saúde+ Desporto de Natureza + Educação Física Escolar (Moderadora: Professora Doutora Susana Alves)
• Painel 2: Treino Desportivo (Moderador: Professor Doutor Vitor Ferreira)
• Painel 3: Educação Física Escolar (Moderador: Professor Doutor Antonino Pereira)
   
12:45-14:15 Almoço livre
   
14:15-15:15 Sessão de posters (Moderadores: Dr. Eduardo Teixeira e Dr. Henrique Frazão)
   
15:15:16:00
Conferência plenária (auditório; Moderador: Professor Doutor Luís Carvalhinho):
Professor Pedro Sarmento (Universidade Lusíada de Lisboa)
“A observação de diagnóstico em Desporto”
   
16:00-16:30 Coffee break
   
16:30-18:00
Workshops: sessões paralelas (salas)
• Exercício, Atividade Física e Saúde (Moderadora: Professora Doutora Vera Simões):

- Dr. Samuel Domingos: “Ginásio 4.0 – A tecnologia como apoio aos profissionais de Fitness”

- Professor Doutor Oleguer Camerino e Professora Doutora Marta Castañer - “LINCE, software libre para el análisis observacional de la actividad física y el deporte” • Treino Desportivo (Moderador: Dr. Eduardo Teixeira): Dr. André Rocha e Professor Doutor Nuno Loureiro: “A importância da observação nos Desportos Coletivos: Da construção do sistema de observação à apresentação final dos atletas”
• Educação Física Escolar (Moderador: Professor Doutor Hugo Louro): Professor Pedro Sousa: “Aplicações mobile para promoção da atividade física em adolescentes”

• Desporto de Natureza (Moderador: Dr. Henrique Frazão): Dr. António Pedro Sá Leal: “Surf e as suas diferentes vertentes nos dias de hoje”
   
18:00-19:30 Assembleia Geral SCPD
   
20:00 Jantar do congresso
 

Sábado – 27/Out
09:30-10:30 Comunicações livres orais: sessões paralelas (salas)
• Painel 4: Treino Desportivo (Moderador: Professor Doutor Hélder Lopes)
• Painel 5: Treino Desportivo (Moderador: Professora Doutora Ana Teresa Conceição)
• Painel 6: Exercício, Atividade Física e Saúde+ Desporto de Natureza + Educação Física Escolar (Moderador: Professor Doutor Alberto Albuquerque)
   
10:30-11:00 Coffee break
   
11:00-11:45
Conferência sessão plenária (auditório; Moderador: Professora Doutora Teresa Fonseca):
Professora Doutora Teresa Anguera (Facultad de Psicología de la Universidad de Barcelona)
“Observación sistemática de actividades deportivas desde una intervención pedagógica no intrusiva: Calidad del procedimiento”
   
11:45-12:30
Apresentação e conferência do sócio honorário da SCPD
Cerimónia de encerramento

 

PROGRAMA DAS COMUNICAÇÕES

6.ª Feira – 26/Out – 11:15-12:45 – COMUNICAÇÕES LIVRES ORAIS

PAINEL 1: Exercício, Atividade Física e Saúde+ Desporto de Natureza + Educação Física Escolar

ID80 - O efeito da educação física na promoção da aptidão cardiorrespiratória: uma revisão sistemática
ID32 - Perfil, autoperceção e conhecimento sobre a Atividade Física: Uma comparação entre a perspetiva dos adolescentes e a monitorização com pedómetros
ID68 - Correlações entre a Auto-percepção de Competência, a Imagem Corporal e o Grau de Satisfação com a Vida
ID29 - Importância atribuída aos indicadores de qualidade dos instrutores de Fitness
ID36 - Os motivos para a prática desportiva e a importância atribuída no âmbito do fitness
ID37 - A qualidade dos serviços no fitness e atividades de ginásio
ID74 - Segurança em Desportos de Montanha. Perceção dos fatores de risco na escalada

PAINEL 2: Treino Desportivo

ID10 - A perceção dos treinadores de diferentes contextos sobre os jogos reduzidos condicionados no processo de treino
ID2 - Relationship between VO2max and time-motion variables during medium-sided soccer games and official matches
ID76 - O Comportamento Reflexivo do Treinador
ID70 - Aspetos Didático-Metodológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem e Treino da Paracanoagem
ID44 - Proposta metodológica para a aquisição da viragem de crol
ID69 - Atitudes desportivas dos jovens praticantes de orientação: a influência do contexto
ID18 - Modelo de Jogo e Processo de Pensamento dos Treinadores de Elite

PAINEL 3: Educação Física Escolar

ID42 -Competências de professores do ensino secundário no uso das novas tecnologias educativas no ensino de Educação Física: estudo realizado na região oeste da Argélia (Mostaganem, Saida, Relizane)
ID22 - Formação continuada para intervenção pedagógica de qualidade em desporto nas escolas de Manaus, Amazonas, Brasil
ID34 - Construção de conhecimento em iniciação aos desportos de combate. Estudo de caso
ID78 - Para uma Didática dos Desportos Coletivos: Comportamentos, Implicações e Perceções
ID79 - O Judo nas Aulas de Educação Física: Para uma Didática Operativa
ID61 - Reflexões sobre o ensino do Voleibol
ID33 - Contributos das aprendizagens em Educação Física para a formação de indivíduos fisicamente bem-educados
ID66 - O impacto da aprendizagem colaborativa em comunidade de prática, no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de EF



6.ª Feira – 26/Out – 14:15-15:15 - POSTERS

POSTERS
CORREDOR 1: Treino Desportivo

ID1 - Construção e validação de um sistema de observação em competição da primeira fase de construção do processo ofensivo e respetiva aplicação numa equipa de Sub-19
ID14 - Conhecimento Tático no Futebol jovem: Comparação do Conhecimento Tático Procedimental nos Escalões U9, U10, U11, U12, U13, U14, U15, U16 e U17
ID71 - A importância do capitão de equipa no contexto do futebol: Um estudo com jogadores da I Liga Portuguesa
ID72 - A Função do Treinador Adjunto no Futebol Profissional: Um estudo com treinadores da I Liga Portuguesa
ID45 - Plano desenvolvimento a longo prazo – Caso Nadador
ID21 - Análise da performance da própria equipa, proposta de metodologia para intervenção ao intervalo
ID17 - Competências do Treinador de Futebol - Início da Carreira Profissional
ID50 - 0 aos 400 estilos - Projeto de desenvolvimento do Atleta
ID51 - Observação e Análise da Técnica dos 4 estilos na natação
ID52 - A motivação para o futebol em jovens atletas de diferentes quadros competitivos
ID73 - Network and intra-team connectivity in rink hockey
ID62 - A responsabilidade pessoal e social e o empenhamento dos atletas de futebol
ID67 - A responsabilidade pessoal e social e o empenhamento dos atletas em futebol, natação e karaté
ID82 - Estudo de caracterização da relação treinador-atleta em diferentes modalidades desportivas

CORREDOR 2: Exercício, Atividade Física e Saúde+ Desporto de Natureza + Educação Física Escolar

ID4 - Dinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunos
ID77 - Segurança e Gestão do Risco em Desporto de Natureza. Contributo de uma revisão sistemática após 2010
ID64 - A Pedagogia Não-Linear, como ferramenta de suporte à motivação intrínseca no contexto do Fitness & Wellness
ID41 - Desenvolvimento das habilidades aquáticas – modelo de organização pedagógica
ID83 - Técnicas de avaliação do risco em atividades com cordas e cabos de aço. Estudo exploratório
ID53 - A gestão do tempo da sessão em diferentes aulas de grupo dinamizadas no distrito de Setúbal
ID5 - Comportamento lúdico-motor das crianças do 1º CEB no recreio escolar: reaproveitamento e rentabilização do espaço e consequente dinamização de atividades
ID6 - A Educação Física e o Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade
ID47 - Efeitos de programa de exercício supervisionado versus exercício não supervisionado em mulheres idosas
ID63 - Agressividade em Educação Física



Sábado – 27/Out – 9:30-10:30 – COMUNICAÇÕES LIVRES ORAIS

PAINEL 4: Treino Desportivo

ID19 - Integrar a atividade física para a saúde na formação dos treinadores - Projeto SPEACH
ID39 - Análise Observacional do Golo, Deteção de Padrões na Finalização Concretizada
ID40 - Conhecimentos e Competências Profissionais dos Treinadores de Futebol em Relação à sua Formação de Base
ID65 - Os modelos de formação de treinadores de natação: Portugal e Austrália
ID81 - Efeitos da manipulação de constrangimentos instrucionais sobre o desempenho de jovens futebolistas em jogos reduzidos

PAINEL 5: Treino Desportivo

ID9 - Comparação da carga de treino nos microciclos que antecedem vitórias, empates e derrotas numa equipa europeia elite de futebol
ID3 - A importância das diferentes ações de salto no voleibol: Um estudo no campeonato nacional sénior da 1ª divisão em Portugal
ID43 - Proposta metodológica para aquisição da técnica de costas
ID30 - Contributo dos "QR Codes" no ensino e aprendizagem do andebol
ID75 - O Desenvolvimento Positivo na Formação de Treinadores: A Necessidade de um Modelo de Transferência de Conhecimentos

PAINEL 6: Exercício, Atividade Física e Saúde+ Desporto de Natureza + Educação Física Escolar

ID49 - Um programa de intervenção motora para indivíduos com DID – Influência nas capacidades motoras e medidas antropométricas
ID11 - Poderão os comportamentos interpessoais influenciar a persistência e adesão da prática de exercício físico? Uma revisão sistemática
ID60 - Os técnicos dos desportos de natureza em Portugal: análise da formação e das problemáticas do sector
ID31 - A Perceção dos Alunos sobre a Escola e a Educação Física
ID27 - O Impacto das Aulas de Educação Física na Aptidão Física de alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário
ID23 - O Desempenho Cognitivo em Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: Relações com a Aptidão Física