Página inicial | Notícias

9º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 9º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
15-10-2021
Em 15 e 16 de Outubro de 2021 realiza-se o 9.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria.
A evolução tecnológica tem trazido grandes desafios aos profissionais dos Desporto, permitindo disporem de ferramentas para melhorar a performance dos seus atletas, ajudar na tomada de decisões mais precisas, assim como para promover a atividade física, captar e reter praticantes, criar recursos educativos inovadores, investigar, promover o divertimento, entre outros. A título de exemplo, existem desde simples aplicações (apps) e wearables, a instrumentos, equipamentos e materiais tecnologicamente avançados.
Os programas de formação devem preparar os profissionais do Desporto, dos diversos contextos de atuação (Educação Física, Treino Desportivo, Exercício, Saúde e Lazer) para atuarem e se comprometerem com as atualizadas ferramentas tecnológicas, de modo a usufrui dos seus benefícios. Por outro lado a própria formação deve evoluir no sentido de ser inovadora, com metodologias que favoreçam a obtenção dos objetivos educacionais, estimulando os formandos para a aprendizagem.
O 9.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto assentará assim sobre a inovação na formação na área do Desporto, na utilização de tecnologia no Desporto, independentemente do seu fim, e na formação dos profissionais para tal.

8º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 8º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
25-10-2019
Em 2019 a Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto faz o seu 10.º aniversário. Ao longo desta década uma das habituais atividades que se destaca é o congresso anual.
Assim, em 25 e 26 de Outubro de 2019, realiza-se o 8.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra. Esta edição debruça-se sobre o papel dos profissionais do Desporto na educação para os valores.
É reconhecido o papel dos valores e competências sociais para um desenvolvimento sustentável, prevenindo problemas globais como a inatividade, a obesidade, o desemprego ou os conflitos. O Desporto é um veículo reconhecido na educação para estes valores e competências, o qual pode ser aplicado a partir de uma aprendizagem inclusiva ao longo da vida. Para tal é necessário que os profissionais do Desporto, nos diversos contextos de atuação (Educação Física, Treino Desportivo, Exercício, Saúde e Lazer), estejam sensíveis para esta matéria e dotados das devidas competências, de modo a implementar estratégias neste sentido.

Faleceu António Paula Brito Faleceu António Paula Brito
21-09-2019
Faleceu António Paula Brito, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana, ilustre académico na área da Psicologia do Desporto, sócio honorário da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto.
À família enlutada, a Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto endereça sentidas condolências.

Edição especial da Journal of Sport Pedagogy & Research Edição especial da Journal of Sport Pedagogy & Research
04-12-2018
Já está disponível uma edição especial da revista da Sociedade Cientifica de Pedagogia do Desporto com os resumos aceites para o 7º congresso da SCPD.

7º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 7º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
26-10-2018
O 7.º Congresso da SCPD, que se realiza nos dias 26 e 27 de Outubro de 2018, acolhido pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, e realizado nas suas instalações em Rio Maior, tendo como temática central a “Q

Eleições - Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto Eleições - Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
30-01-2018

II Seminário de Treino Desportivo - Ciência Baseada na Prática II Seminário de Treino Desportivo - Ciência Baseada na Prática
31-03-2017
Numa parceria entre a Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto e o ISMAI/IPMAIA irá decorrer nos próximos dias 31 de março e 1 de abril o II Seminário de Treino Desportivo - Ciência Baseada na Prática.

“Profissões do Desporto e Formação” - Seminário de Pedagogia do Desporto “Profissões do Desporto e Formação” - Seminário de Pedagogia do Desporto
06-01-2017
Vai decorrer no dia 6 de janeiro de 2017, pelas 10 horas, no auditório dos Serviços Centrais do IPG, um Seminário de Pedagogia do Desporto intitulado “Profissões do Desporto e Formação”.

2.º Seminário de Motricidade Humana: desporto, educação e cidadania 2.º Seminário de Motricidade Humana: desporto, educação e cidadania
15-10-2016
Data:15 Dezembro 2016
Hora:09H30 - 17H30
Localização:Auditório 1 - ULL

6º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 6º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
14-10-2016
A Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto vai levar a efeito o seu sexto congresso em Lisboa no Instituto Politécnico de Viseu nos dias 14 e 15 de outubro de 2016.
O Journal of Sport Pedagogy & Research anuncia um número especial com

12

Copyright © 2015 Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Todos os direitos reservados.