Página inicial | Revista SCPD
 
Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 8, Nº. 1, 2022 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 8, Nº. 1, 2022
O JSPR tem uma nova vida em 2022 pois recebe um novo impulso com uma nova estrutura editorial com o apoio da direção da SCPD. Desejamos que continue a elevar o nível da revista que pertence à Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Com efeito, após a edição de 23 edições da revista entre 2014 e 2021, pensamos que é o momento para iniciar um novo ciclo no JSPR. Este ciclo corresponde ao mandato da nova direção da SCPD (2022-2026), que tomará as melhores decisões para que a revista continue a pugnar pela divulgação da investigação científica produzida no âmbito da Pedagogia do Desporto, possibilitando uma oportunidade aos investigadores desta área. Congratulamo-nos pelo trajeto percorrido pelo JSPR e pelos resultados alcançados, a periodicidade, a internacionalização, a séria revisão por pares a quem agradecemos a extraordinária colaboração, a inclusão do DOI e a implementação do Open Journal System. Pretendemos que o JSPR seja indexado em mais bases de indexação, com a valorização dos artigos publicados. Neste ciclo, em 2023 a publicação de artigos no JSPR terá uma taxa, com descontos significativos para os sócios da SCPD. Esta opção possibilitará um melhor processo de edição gráfica e permitirá uma afiliação aos indexes mais evoluídos. Resta-nos agradecer às direções da SCPD a sua confiança na direção editorial e a todos os autores e colaboradores que nos acompanharam nesta viagem pelo conhecimento da pedagogia do desporto. A todos um bem aja da equipa editorial.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 6, 2021 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 6, 2021
O JSPR terá uma nova vida em 2022 pois receberá um novo impulso com uma nova direção editorial.
Desejamos que continue a elevar o nível da revista que pertence à Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Com efeito, após a edição de 23 edições da revista entre 2014 e 2021, pensamos que é o momento para iniciar um novo ciclo no JSPR. Este é a ocasião em que irá tomar posse a nova direção da SCPD (março de 2022) e tomará com certeza as melhores decisões para que a revista continue a pugnar pela divulgação de trabalhos no âmbito da Pedagogia do Desporto e dar uma oportunidade a quem faz investigação nesta área. Congratulamo-nos pelo alcançado, a periodicidade, a internacionalização da revista, a séria revisão por pares a quem agradecemos a extraordinária colaboração, a inclusão do DOI e o início da incorporação da revista no Open Journal System (processo não concluído). Resta-nos agradecer às direções da SCPD a sua confiança na direção editorial e a todos os autores e colaboradores que nos acompanharam nesta viagem pelo conhecimento da pedagogia. A todos um bem aja da equipa editorial.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 5, 2021 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 5, 2021
Este número especial da revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD), Journal of Sport Pedagogy & Research, é dedicado à publicação dos resumos, que foram submetidos e aceites pela Comissão Científica, do 9.º Congresso da SCPD. Este foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2021, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, parceira na organização. Convidamos os autores dos resumos publicados neste número especial do congresso a submeterem um artigo completo na edição regular da revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Journal of Sport Pedagogy & Research, o qual será avaliado pelo Diretor Editorial e por Referees. Normas para publicação no site: http://www.ipg.pt/scpd/revista_normas.aspx O 9.º Congresso da SCPD teve como tema “Inovação e Tecnologia no Desporto”.
A evolução tecnológica tem trazido grandes desafios aos profissionais do Desporto, permitindo disporem de ferramentas para melhorar a performance dos seus atletas, ajudar na tomada de decisões mais precisas, assim como para promover a atividade física, captar e reter praticantes, criar recursos educativos inovadores, investigar, promover o divertimento, entre outros. A título de exemplo, existem desde simples aplicações (apps) e wearables, a instrumentos, equipamentos e materiais tecnologicamente avançados. A pandemia COVID-19 veio acrescer este desafio, pela necessidade de utilização de tecnologia para treinos/aulas a distância.
Os programas de formação devem preparar os profissionais do Desporto, dos diversos contextos de atuação (Educação Física, Treino Desportivo, Exercício, Saúde e Lazer) para atuarem e se comprometerem com as atualizadas ferramentas tecnológicas, de modo a usufruir dos seus benefícios. Por outro lado a própria formação deve evoluir no sentido de ser inovadora, com metodologias que favoreçam a obtenção dos objetivos educacionais, estimulando os formandos para a aprendizagem. O 9.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto debruçou-se assim sobre a inovação na formação na área do Desporto, na utilização de tecnologia no Desporto, independentemente do seu fim, e na formação dos profissionais para tal.
Agradecemos assim a todos os que contribuíram para a realização do 9.º Congresso da SCPD, nomeadamente: autores das comunicações, conferencistas convidados, comissão organizadora, diretores editoriais da revista da SCPD, comissão científica, comissão de honra, audiência, parceiros e patrocinadores.
Susana Franco
(Presidente da Direção da SCPD)

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 4, 2021 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 4, 2021
O JSPR congratula-se pela sua terceira edição no corrente ano. Iniciou com o número especial de Desporto de Natureza e com o número especial como os resumos submetidos ao XIII Congresso Internacional de Avaliação Formativa em Educação – Boas práticas de avaliação formativa em todas as etapas educativas e que decorreu entre os dias 24 e 26 de junho na Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências do desporto e Educação Física. Aguarda-se com expetativa o 9º congresso da Sociedade Científica de Pedagogia denominado ao tema Inovação e Tecnologia no Desporto e que irá decorrer nos dias 15 e 16 de Outubro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria.

Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques
Paula Batista

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 3, 2021 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 3, 2021
Livro de Resumos

XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO
“Boas Práticas de Avaliação Formativa em Todas as Etapas Educativas”
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Universidade de Coimbra

Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 1, 2021 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 1, 2021
Caro leitor, esta edição especial do Journal of Sport Pedagogy and Research tem como propósito, analisar o tema do desporto de natureza, nas suas diversas perspetivas. Trata-se de uma área socioprofissional relativamente jovem, quando comparada com outras profissões do desporto e da educação física, apesar de ter surgido em Portugal, no sistema de ensino superior, há mais de duas décadas. Na realidade, o desporto de natureza é um subsetor que tem por base o setor do desporto, mas que poderá interligar-se a outros setores da sociedade, tais como, o ambiente, o turismo, a economia, a saúde e a educação. Deste modo, considerando que no atual momento, ainda não existe uma regulamentação clara que sustente o desenvolvimento responsável desta área e dos seus profissionais, importa deste modo, dar corpo a um conjunto de preocupações e temáticas de diferentes autores, com experiências e perspetivas também diversificadas, que pretendem contribuir para o enriquecimento do debate sobre o tema do desporto de natureza. Assim, o conjunto de estudos que compõem esta edição explora diversas dimensões de pesquisa, nomeadamente, a importância da formação, a sistematização das práticas físicas e desportivas, a problemática do subsetor, a avaliação dos locais de prática, a intervenção pedagógica, os fatores motivacionais da prática desportiva, a caracterização dos praticantes turistas e das experiências vivenciadas, a avaliação de percursos pedestres e de btt. Por fim, gostaríamos de agradecer a todos os autores e colaboradores o seu contributo nesta edição.

Diretores editoriais Edição Especial Desportos de Natureza
Luís Carvalhinho e Carlos Mata

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 6, Nº. 3, 2020 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 6, Nº. 3, 2020
A edição de dezembro de 2020 é a primeira edição regular em que beneficiamos do DOI (Digital Object Identifier) evidenciando o incremento de qualidade do JSPR. O aumento desta competência evidenciase pelo aumento de submissões nas três línguas que aceitamos para publicar. Queremos deixar um agradecimento público aos colegas revisores que contribuem abnegadamente para a melhoria de qualidade dos manuscritos submetidos e também por simpatia do trabalho dos investigadores que se dedicam a promover a pedagogia do desporto. Destacamos a iniciativa de sucesso que constitui a publicação do número especial de Supervisão de Estágios em Educação Física, e que, tal como o número especial de Desporto de Natureza, que contamos ver publicada ainda em fevereiro, pensamos continuar a fomentar. Neste sentido, apelamos a quem desejar criar e editar números temáticos que nos contacte pois constitui um desafio que o JSPR está disponível para acolher. O ano de 2021 será mais um ano em pretendemos melhorar. Para além de contarmos com a colaboração da Doutora Liliana Fontes no secretariado do JSPR, e respondendo ao aumento de submissões, também estamos a pensar criar responsáveis editoriais de diferentes secções. Este é um debate que se está a realizar no seio do JSPR sempre com a ideia de fazer evoluir a qualidade da nossa intervenção científica com passos pequenos, mas firmes.

Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques


Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 2, 2020 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 7, Nº. 2, 2020
questão dos Estágios curriculares em Educação Física. Por assim dizer, cabe mencionar que o estágio ocupa um lugar ímpar no processo da formação dos professores e dos profissionais de Educação Física, pois contempla um ato educativo que supõe a relação entre a instância de formação superior e o ambiente de trabalho, tendo como suporte a figura daqueles que realizam a sua orientação e/ou supervisão.
Neste sentido, o conjunto de estudos que compõe esta edição exploraram a dimensão de pesquisas e relatos a despeito das as propostas, organizações, estruturas, desafios e possibilidades que perpassam o campo dos estágios, sobretudo no que diz respeito a formação para a docência.
Desejamos que a leituras destes estudos possa contribuir para fomentar o debate, reflexão sobre os estágios e suas diferentes perspectivas, tais como desafios, conflitos, produção de documentos, a constituição de identidade, entre outros.
Agradecemos a todos os autores e pareceristas que contribuíram com esta edição.

Larissa C. Benites
Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 6, Nº. 1, 2020 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 6, Nº. 1, 2020
A edição de junho de 2020 é marcada pelo surgimento de uma pandemia que afetou o normal funcionamento de todo o planeta. Neste novo contexto que todos teremos que superar o JSPR continua a percorrer o seu caminho na divulgação científica de trabalhos relacionados com a Pedagogia do Desporto. Damos nota de um incremento de submissões ao JSPR que denota o percurso sério e regular que o JSPR está a trilhar. Estamos em condições de informar que as negociações para incluirmos o DOI (Digital Object Identifier) nas nossas publicações está muito adiantado e que essa possibilidade levará a uma identificação e consequente maior visibilidade dos artigos publicados pelo JSPR.
Informamos com satisfação que os números especiais da revista sobre Supervisão de estágios em Educação Física e o de Desporto de Natureza tiveram adesão positiva por parte da comunidade e irão ser publicados ainda durante o corrente ano. Apelamos a que continuem a submeter trabalhos ao JSPR.

Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 5, Nº. 3, 2019 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 5, Nº. 3, 2019
A edição de Dezembro termina o quinto volume do JSPR. Damos conta da regularidade da publicação assim como um incremento nas submissões de artigos. Para 2020 projetamos para além das duas edições regulares da revista a sair em junho e Dezembro dois números especiais. Um, sobre Supervisão de estágios em Educação Física em que vamos ter a colaboração Editorial da Professora Larissa Benites da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil, outro número especial que se centra no Desporto de Natureza, com a colaboração Editorial do Professor Luís Carvalhinho da Escola de Desporto de Rio Maior, Portugal. Realçamos igualmente a realização do nos dias 16 e 17 de Outubro do presente ano, na
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS-IPLeiria), em Leiria, o IX Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD), com o tema Inovação e Tecnologia do
Desporto. O JSPR fará uma publicação com os resumos submetidos e aceites a este evento.

Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques

123

Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Av. Dr. Mário Soares – Pavilhão Multiusos
2040-413 Rio Maior
Contacto: resende65@gmail.com (Director Editorial) scpd.revista@gmail.com
ISSN 1647-9696

 
Copyright © 2015 Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Todos os direitos reservados.