Página inicial | Revista SCPD
 
Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 4, Nº. 3, 2018 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 4, Nº. 3, 2018
Com a edição de Dezembro de 2019 culminamos o quarto volume de uma publicação continua. Esta é uma exigência fundamental para fazer face a novas exigências, nomeadamente ter um maior impacto na comunidade científica e na área da Pedagogia do Desporto em especial. Outra exigência é tornar a relação com os autores, revisores e leitores mais eficiente. Desta forma, informamos que temos em fases de testes avançados a integração do JSPR no Open Journal System e contamos confirmar a sua total operacionalização durante o ano de 2019. Este cenário constitui um passo decisivo para a afirmação da revista. Desejamos igualmente alargar a nossa influência aos autores que escrevem em espanhol e, por isso, faremos esforços em divulgar o JSPR em fóruns que esta língua seja dominante.
Apraz-nos registrar um aumento de submissões nas secções da revista “A opinião crítica sustentada” e “Experiências pedagógicas relevantes” o que constitui um espaço da expressão pedagógica diferenciada, mas igualmente importante para a divulgação e incentivo de boas práticas pedagógicas.

Rui Resende
Hugo Sarmento
Adilson Marques

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 4, Nº. 2, 2018 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 4, Nº. 2, 2018
Este número especial da revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD), Journal of Sport Pedagogy & Research, é dedicado à publicação dos resumos, que foram submetidos e aceites pela Comissão Científica, do 7.º Congresso da SCPD. Este foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2018, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém.
Convidamos os autores dos resumos publicados neste número especial do congresso para submeterem um artigo completo na edição regular da Revista da Sociedade
Científica de Pedagogia do Desporto, o qual será avaliado pelo Diretor Editorial e por Referees (Normas para publicação: http://www.ipg.pt/scpd/revista normas.aspx ).

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 4, Nº. 1, 2018 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 4, Nº. 1, 2018
Junho de 2019 marca uma nova edição do JSPR. O impacto da revista necessita de um novo impulso de forma a continuar a sua contribuição para o desenvolvimento da pedagogia do desporto. Apesar de continuarmos a ter submissões de vários quadrantes necessitamos para evoluir de mais e melhores contributos. Estamos, apesar das dificuldades, a tentar melhorar a produção da revista no sentido de ter mais visibilidade e consequente maior impacto científico. Continuamos a apelar aqueles que desejam publicar na área da pedagogia do desporto que cresçam e nos façam crescer pois o seu reconhecimento será igualmente o nosso. Relembramos que iremos ter uma edição especial da revista com os resumos aprovados para o 7º congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto sob o tema “Qualidade da intervenção pedagógica para o sucesso no desporto” e que decorrerá na Escola de Desporto de Rio Maior em 26 e 27 de outubro de 2018. Relembramos que a revista aceita, para além de artigos empíricos, publicações denominadas “A opinião crítica sustentada” e “Experiências pedagógicas relevantes”.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 3, Nº. 2, 2017 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 3, Nº. 2, 2017
A edição de dezembro de 2017 completa um ciclo de evolução do JSPR, que era indexar o JSPR em bases de dados através da regularidade da sua publicação e da revisão por pares. Para além disso houve alterações no aspeto gráfico, de modo a tornar o jornal visualmente mais amigável. O JSPR aumentou a sua expansão em termos de submissões de artigos para outros países como o Brasil, EUA e Espanha com a possibilidade de aceitar artigos em pelo menos três línguas diferentes (português, inglês e espanhol). Essa mudança contribui, sem dúvida, para a internacionalização da revista levando, naturalmente, a uma maior abrangência no que ao número de leitores diz respeito. Esta dinâmica implicou a angariação de novos revisores, a quem agradecemos o importante contributo para melhorar a qualidade do JSPR. Abrimos igualmente o JSPR a outro tipo de intervenções como opiniões críticas, e também à apresentação de experiência pedagógicas relevantes para o contexto das ciências do desporto. Com isso pretendemos, num futuro relativamente próximo, dar resposta a um dos desígnios da criação da revista, que era possibilitar a publicação científica para investigadores que não encontravam um espaço para publicarem os resultados das suas pesquisas e partilhas de experiências na área da pedagogia do desporto. Com isso pretendíamos crescer e melhorar a intervenção científica da pedagogia do desporto. Apesar desses avanços, com os quais nos alegramos, ainda desejamos crescer mais, melhorar e ter sempre um número de submissões que nos permitam oferecer aos nossos leitores artigos de qualidade e que possam contribuir para o avanço da pedagogia do desporto.
Ao iniciar em 2018 um novo ciclo impõem-se novos desafios. Profissionalizar a edição da revista com o intuito de aumentar o seu impacto científico e alargar o conselho editorial. Solicitamos o apoio de todos para alcançarmos estes desafios.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 3, Nº. 1, 2017 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 3, Nº. 1, 2017
No decurso do terceiro ano de publicação do Journal of Sport Pedagogy & Research confirma-se a regularidade da sua edição e a ambição em alargar o impacto das suas publicações. Os autores que submetem os seus trabalhos ao JSPR, têm a possibilidade de, muito rapidamente, terem uma resposta editorial sobre a sua adequação à revista. Assim, é realizada uma revisão por pares inclusiva que visa a melhoraria dos artigos e sua adequação ao rigor cientifico ambicionado pela Sociedade Cientifica de Pedagogia do Desporto.
Neste sentido, apela-se aos autores e colaboradores que se reveem na Pedagogia do Desporto um renovado empenho em alargar o espectro do JSPR, através da submissão de artigos e da sua divulgação. Relembramos que o JSPR possui três secções: Opinião crítica sustentada, Artigos originais e Experiências pedagógicas relevantes. Iniciamos o apelo à submissão de trabalhos para a próxima edição, a publicar em dezembro de 2017.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 2, Nº. 3, 2016 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 2, Nº. 3, 2016
Esta edição encerra o segundo ano de publicação do Journal of Sport Pedagogy & Research e inclui pela primeira vez artigos nas suas três secções: Opinião crítica sustentada; Artigos originais e Experiências pedagógicas relevantes.
Alcançada a regularidade da publicação da revista e da sua indexação no Latindex pretendemos fomentar a sua divulgação noutras bases de dados e aumentar o potencial de impacto neste campo de investigação. Neste sentido, estamos a realizar esforços no sentido de alargar o conselho editorial, ampliar o corpo de revisores e diminuir o tempo de resposta às submissões efetuadas. Solicitamos a todos os que se revêm nesta área de investigação que partilhem do nosso entusiasmo em promover a pedagogia do desporto como ciência relevante no espectro desportivo.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 2, Nº. 2, 2016 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 2, Nº. 2, 2016
The Journal of Sport Pedagogy & Research will be represented in the 6th Conference of “Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto”, with a special edition with published articles revised and approved by the Scientific Council of the event. The conference will take place in Viseu, on 14th and 15th of October 2016.
We happily report the high number of registrations to participate in the event with symposiums, oral presentations and posters.
The Journal of Sport Pedagogy & Research also aims to encourage the participants to submit their work for the 2016 December edition.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 2, Nº. 1, 2016 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 2, Nº. 1, 2016
O Journal of Sport Pedagogy & Research continua a investir na melhoria da qualidade dos artigos publicados. Registamos submissões de um conjunto alargado de investigadores e também a publicação em Português, Espanhol e Inglês.
Desejamos reforçar a política traçada com uma maior divulgação dos objetivos editoriais da revista.
Pretendemos promover a investigação publicada na área científica da Pedagogia do Desporto, alargar e qualificar o conselho editorial assim como ampliar o número de revisores que colaboram com a revista, cujos préstimos são cruciais para os propósitos da revista.
Apesar de concentrarmos os nossos esforços em investigações essencialmente empíricas apelamos à  submissão de artigos para a secção “Opinião crítica sustentada” do qual é exemplo nesta edição o trabalho do Professor Reiner Hildebrandt-Stramann da Universidade Técnica de Braunschweig – Alemanha. O reclamado espaço de intervenção, por parte do saber forjado na experiência, encontra aqui um espaço natural para se expressar.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 1, Nº. 3, 2015 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 1, Nº. 3, 2015
O Journal of Sport Pedagogy & Research com a presente edição confirma a sua regularidade de publicação, o que constitui um passo decisivo para uma indexação mais alargada. No sentido de aprofundar a sua influência na área da Pedagogia, para além dos artigos de investigação destacamos a contribuição dos textos escritos pelos Professores KATHLEEN ARMOUR e OLÍMPIO COELHO. Através desta excelente colaboração inauguramos a secção “Opinião crítica sustentada” de uma forma auspiciosa.
A reflexão crítica na área da intervenção Pedagógica reclama pela experiência dos que durante muitos anos a vivenciaram e pela qual lutaram. Neste sentido, continuaremos a demanda destas contribuições em futuras edições.

Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 1, Nº. 2, 2015 Journal of Sport Pedagogy & Research – Volume 1, Nº. 2, 2015
A edição especial do Journal of Sport Pedagogy & Research (JSPR) que se apresenta contempla os resumos submetidos ao 5º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, que se realiza em Lisboa nos dias 4 e 5 de dezembro de 2015. A adesão significativa da comunidade académica a este evento científico, atesta a vitalidade da Pedagogia do Desporto enquanto área de expressão científica e expressa a existência de uma vontade crescente em o demonstrar.

12

Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Av. Dr. Mário Soares – Pavilhão Multiusos
2040-413 Rio Maior
Contacto: resende65@gmail.com (Director Editorial) scpd.revista@gmail.com
ISSN 1647-9696

 
Copyright © 2015 Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Todos os direitos reservados.