UDI

 
Ver mais informação

 
 Orgânica
A Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), criada em 2007, pelo Prof. Doutor Fernando Neves, é uma unidade orgânica de formação, investigação e desenvolvimento integrada do Instituto Politécnico da Guarda. É, hoje, composta pelos órgãos da Direção, Conselho Científico e Unidade de Acompanhamento e organiza a sua atividade de investigação em Grupos de Investigação, para cada qual possui um Investigador Principal. Os investigadores, que compõem a UDI, são provenientes de todas as áreas científicas que existem nas diferentes ofertas formativas das escolas do IPG, estando em consonância com a Estratégia de Especialização Inteligente desenhada para Portugal e em particular para a Região Centro do País (RIS3), onde o IPG se insere, e de acordo com as competências científicas e laboratoriais que o Politécnico tem vindo a desenvolver, a UDI definiu como estratégicas as áreas de domínio científico: Bio Economia; TICE; Saúde e Bem-Estar; Turismo. A escolha destes domínios científicos de ação tem justificação na formação científica dos seus investigadores, não esquecendo as áreas científicas transversais que colaboram e integram os domínios definidos, tais como a Educação, Comunicação, Linguas e Culturas, Engenharias, Física, Matemática.

Ver mais informação

 
 Equipa
A equipa de Direção da UDI é composta pela sua Directora, a Prof.ª Doutora Teresa Paiva e por um elemento de apoio técnico, a Drª. Cristina Castro. Compõem o Conselho Científico da UDI todos os que, a qualquer título, incluindo o de bolseiro, quer sejam cidadãos nacionais ou estrangeiros, exerçam actividade na instituição, desde que estejam habilitados com o grau de doutor ou equivalente, tenham obtido aprovação nas provas a que se refere o artigo 17º, nº 2, do Decreto-Lei nº 219/92, de 15 de Outubro, ou, ainda que não possuam qualquer dessas qualificações, integrem a carreira de investigação em categoria igual ou superior à de investigador auxiliar ou a carreira docente universitária em categoria igual ou superior à de professor auxiliar.
Ver mais informação

 
 Missão e Valores
A UDI tem por missão promover a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento do conhecimento científico e aplicado. O seu funcionamento assenta em valores éticos e profissionais de rigor, transparência e de respeito social e humano.
A UDI tem como objetivos genéricos: Promover a realização de investigação e o apoio e participação em instituições científicas; A transferência e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico; A realização de ações de formação profissional e de atualização de conhecimentos; A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento; Estimular a inovação e o empreendedorismo.
Ver mais informação

 
 Estatutos
Os Estatutos da UDI foram revistos de forma a enquadrarem-se na definição das áreas de atuação da unidade de investigação e de modo a incluírem as novas diretivas organizacionais e processuais definidas pela FCT. Estatutos publicados em Diário da República, 2.ª série — N.º 81 — 27 de abril de 2015
Ver mais informação

 
 Plano de Atividades da UDI
Documento descritivo das atividades a desenvolver pela Unidade de Investigação do IPG, em cada ano civil, enquadradas no Plano Estratégico e seus objetivos do Instituto Politécnico da Guarda.
Ver mais informação

 
 Projeto Estratégico
O Projeto Estratégico visa consolidar sua posição como uma unidade de investigação multidisciplinar que pretende desenvolver o conhecimento científico e aplicado, numa perspetiva inovadora e empreendedora.
Ver mais informação

 
 Conselho Consultivo para a Ciência e Inovação
O Conselho Consultivo para a Ciência e Inovação é um órgão consultivo e de assessoria ao Diretor da UDI. É constituído por: Especialistas e individualidades exteriores à instituição; Individualidades da comunidade externa, de preferência da área empresarial; Representantes dos responsáveis dos Laboratórios do IPG. O número de elementos que integra este Conselho não deve ser superior a 10 elementos; Os membros deste conselho são nomeados pelo Presidente do IPG sob proposta do Diretor da UDI. Compete ao Conselho Consultivo para a Ciência e Inovação analisar regularmente o funcionamento da unidade orgânica e emitir os pareceres que julgar adequados, designadamente sobre o plano e o relatório anual de atividades. O Conselho Consultivo para a Ciência e Inovação exerce funções de avaliação e de aconselhamento interno, segundo parâmetros definidos pela própria instituição, sendo o resultado da sua atividade destinado a uso desta.
Ver mais informação

 
 Lista de Membros da UDI
Ver mais informação

 


 
UDI - Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior | Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG