Logotipo IPG
          



CANDIDATOS » ESTUDAR NO IPG

O Instituto Politécnico da Guarda continua a apostar na qualidade, na ligação aos meios empresarial, cultural e social da região, bem como na cooperação com universidades e politécnicos portugueses e instituições estrangeiras.

A qualidade e o rigor, as óptimas condições de trabalho, o excelente apoio na acção social escolar e o elevado índice de empregabilidade dos nossos diplomados são apenas algumas das razões que nos levam a afirmar, sem sombra de dúvida, que o Instituto Politécnico da Guarda é uma Instituição de prestígio onde vale a pena estudar.

Actualmente, 4 unidades orgânicas constituem o IPG:
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)
Escola Superior de Saúde (ESS)
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH)





» Biblioteca Geral do IPG

Tem como objetivos primordiais:
» Apoiar as actividades de docentes, alunos, funcionários e comunidade em geral, facultando-lhes os recursos bibliográficos necessários ao desempenho das suas funções com vista ? autoformação e ao trabalho na procura de uma nova organização do espaço e tempo de aprendizagem.
» Selecção, aquisição e tratamento documental sob a forma textual, sonora, visual ou outra, de acordo com as necessidades específicas dos utilizadores.
» Conceber e planear serviços e sistemas de informação.
» Apoiar e orientar o utilizador dos serviços.
» Promover acções de difusão de informação.

Mais informação no site: www.bib.ipg.pt



» Serviços informáticos
O Instituto Politécnico da Guarda disponibiliza em todos os seus serviços, nas suas escolas e residências, computadores com acesso à Internet para uso de todos os alunos. Para além da zona central do Campus estar equipada com uma rede wireless, todos os edifícios do Instituto estão internamente ligados por uma rede de comunicações que facilita transmissões vídeo e serviços de comunicação avançados.

O Instituto está equipado com largas centenas de computadores, dos quais uma grande parte se destinam ao uso exclusivo dos estudantes.
Todos os edifícios instalados no Campus estão ligados entre si e ao exterior por uma rede de comunicações de banda larga gerida pelo Laboratório de Internet e Informática Aplicada.
Os computadores instalados têm por base o sistema operativo Windows e disponibilizam um conjunto de ferramentas de uso geral.

Os estudantes podem aceder à Internet, usar o e-mail, processar texto, digitalizar imagens e realizar os seus trabalhos e pesquisas utilizando os computadores e outros equipamentos disponíveis nas várias escolas, na Biblioteca, e nas residências de estudantes.


Rede Wireless

A rede Wireless do Instituto Politécnico da Guarda é uma extensão da rede de cablagem estruturada e sempre que possível fornecerá o mesmo tipo de serviços e privilégios.
A rede é constituída por 79 pontos de acesso, distribuídos de forma a cobrir integralmente todos os espaços do Campus do Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Saúde, Serviços de Acção Social e Residências de Estudantes, fornecendo acesso à rede e-U.

A Rede Wireless (rede sem fios) do Instituto Politécnico da Guarda encontra-se certificada pela FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) desde o dia 24 de Fevereiro de 2005, passando em todos os testes de conformidade com a solução de mobilidade a nível Nacional.
Assim sendo, qualquer utilizador do IPGuarda em visita a outra Instituição de Ensino Superior aderente ao projecto e-U terá acesso à rede wireless local existente sem ter de efectuar configurações adicionais às que usa no IPG. De igual modo, também qualquer utilizador de outra Instituição de Ensino Superior aderente ao projecto e-U terá acesso à rede wireless do IPGuarda.

Para consultar mais informações acerca deste serviço pode aceder ao site http://www.ipg.pt/wifi/ 



» E-Learning
Os registos da assiduidade dos alunos às aulas são esclarecedores: em média, a taxa de presença nas aulas dos alunos inscritos não atinge os 50%!! Estes números devem fazer-nos reflectir e acima de tudo agir: se os alunos não vêm à escola, a escola tem que ir aos alunos! Não se trata de substituir o ensino presencial pelo ensino à distância, mas acima de tudo complementar o primeiro, recorrendo às oportunidades e desafios que as novas tecnologias da informação nos colocam.

Os objectivos fundamentais do projecto são:

» Melhorar a qualidade de ensino
» Combater o insucesso escolar
» Alargar o acesso à educação

Para os alcançar, serão desencadeadas um conjunto de acções específicas, nomeadamente:

» Disponibilização do Dossier Científico-Pedagógico em formato electrónico;
» Desenvolvimento e disponibilização de conteúdos pedagógicos em formato electrónico, directamente relacionados com as disciplinas curriculares dos cursos ministrados na escola;
» Desenvolvimento de conteúdos pedagógicos orientados para a formação complementar e profissional à distância.



» e- Serviços Académicos / Secretaria Virtual
Este sistema permite a cada aluno efectuar consultas acerca da sua ficha pessoal, visualizar o seu plano curricular, o historial de notas, os exames em que se encontra inscrito e o estado do pagamento das propinas. Poderá também efectuar inscrições para exames, requerer certidões, entre outras operações disponíveis.

Para consultar mais informações acerca deste serviço pode aceder ao site http://www.sia.ipg.pt

 

» S@L.IPG - serviço de correio electrónico dos alunos
O S@L.IPG (SAL ponto IPG) é o serviço de correio eletrónico (email) dos alunos do Instituto Politécnico da Guarda. É um sistema de WebMail que permite gerir o email de uma forma simples e eficiente, basta dispor de um browser e a partir de qualquer ponto do mundo pode enviar ou receber mensagens.

Este sistema foi pensado para todos alunos que não dispõem de computador próprio ou dispondo, não possuem acesso à Internet, desta forma não necessita de utilizar um programa específico de gestão de email.

Neste momento os alunos do IPG têm disponível o pacote de serviços Live@edu, através do qual e utilizando ferramentas de colaboração e comunicação os  ajudam a ter êxito e a manterem-se em contacto.

Para consultar mais informações acerca deste serviço pode aceder ao site http://www.sal.ipg.pt



» Vida Académica
Na cidade da Guarda podemos encontrar, ao longo de todo o ano, um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e de animação diurna e noturna, adequadas a todas a idades, gostos e motivações. Animação não irá faltar!

Para os mais notivagos, apreciadores de animação, música e dança, a noite da cidade da Guarda reserva-lhes um vasto leque de bares noturnos e cafés que se encontram abertos à noite e são maioritariamente frequentados por estudantes do IPG. Estes bares proporcionam o convívio noturno, a vida boémia e festiva que a maioria dos jovens procura.

A noite na Guarda é fantástica … (muitos bares, discotecas, café concerto, …) e acima de tudo tem uma vida académica considerada unanimemente como uma das melhores a nível Nacional.

 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690

Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG