Logotipo IPG
                   

ESTUDAR » 1º CICLO - LICENCIATURAS

Licenciatura : Comunicação Multimédia
O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Comunicação Multimédia  tem 180  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) . 

Escola: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Código do Curso: 8339

Publicação em Diário da República


Habilitações:

Provas de Acesso:
Uma das seguintes provas:
13 Inglês
16 Matemática
18 Português


Classificações mínimas:
Nota de candidatura: 95
Provas de ingresso: 95


Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Pré‐requisito: n/a


Preferências:
Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Santarém, Vila Real, Viseu, R. A. Açores e R. A. Madeira
Percentagem de vagas: 40.0%


Nota de Candidatura do último colocado:
Ano letivo 2020/2021:
1ª Fase (114,5)
2ª Fase (109,4)


Outras Informações:


Objetivos:
A formação visa o exercício de uma atividade de caráter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades concretas do respectivo perfil profissional.
Especificamente, pretende formar profissionais com uma sólida preparação em técnicas e tecnologias actuais da comunicação, com especial ênfase nas de base digital, e capazes de as interligarem na concepção e design de suportes educativos, formativos, lúdicos e comerciais.


Perfil de Entrada:
Alunos dos cursos gerais do ensino secundário e cursos técnico-profissionais das áreas de imagem, comunicação, artes visuais e gráficas, audiovisuais, multimédia, tecnologias da informação/comunicação, informática e computação gráfica.
Profissionais da comunicação e da área do audiovisual que desejem ampliar competências e obter formação superior. Alguns requisitos com vantagem para a frequência do Curso:
» Interesse e capacidades no âmbito da comunicação e do manuseamento de ferramentas informáticas.
» Domínio suficiente do português, falado e escrito, e conhecimentos de Conhecimentos de inglês, francês e/ou espanhol.
» Capacidade de raciocínio lógico e abstrato e domínio suficiente de cálculo.
» Interesse por aprender a criar e alguma sensibilidade estética.


Metodologias:
As metodologias de ensino e aprendizagem visam proporcionar aos estudantes uma base teórica suficientemente sólida, com especial ênfase nas áreas da comunicação e do multimédia, e uma forte competência técnica adequada aos possíveis âmbitos profissionais em que se poderão vir a integrar. Contemplam, basicamente:
» Pesquisas, exposições orais e análises críticas sobre modelos, conceitos, princípios,  linguagens e ferramentas da teoria e das tecnologias da comunicação/informação.
» Aplicação de conteúdos teóricos na conceção e desenvolvimento de projetos e produtos multimédia, preferencialmente enquadrados em contextos concretos.
» Análise e avaliação dos resultados alcançados em atividades práticas.


Perfil de Saída:
Profissionais capazes de resolver/propor soluções para problemas de comunicação, integrando saberes teóricos e práticos, através da concepção e desenvolvimento de produtos multimédia.
» Usando com rigor a língua portuguesa e línguas estrangeiras.
» Aplicando conceitos, princípios, linguagens e ferramentas da teoria e das tecnologias da comunicação/informação.
» Criando e inovando, com apelo ao «sentido estético».
» Pautando-se pelo interesse e capacidade de constante atualização e adaptação ao nível de técnicas e tecnologias, à convergência mediática e a rotinas profissionais.
» Sendo capaz de planear, coordenar e organizar projetos na área da sua formação.


Saídas Profissionais:
Os licenciados estarão aptos a integrar os quadros de empresas especializadas na produção e edição audiovisual, agências de marketing e publicidade, empresas de animação e divulgação cultural e empresas de comunicação social, além de autarquias e outras instituições.  Dos perfis profissionais possíveis, salientam-se:  designer gráfico; designer multimédia; webdesigner; designer de publicidade; editor de som e imagem; editor fotográfico; packaging designer.


Empregabilidade:
Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.

Direção do curso:
Carlos Francisco Lopes Canelas (Telf: 271220135; Ext:5253; email: carlos.canelas@ipg.pt)


       

  Documentação disponível

» Regulamento Escolar - Licenciaturas
» Regulamento dos Estatutos Especiais
» Regulamento do Estudante a Tempo Parcial
» Regulamento de Mobilidade Internacional
» Regulamento do Estatuto do Estudante Internacional
» Regulamento de propinas




Licenciatura - 1º ciclo

Acreditação e registo

Com Acreditação em 2017, por 6 anos
Limite de vagas fixado: 50

Registo inicial:
R/A-Ef 221/2011 de 18-03-2011

Registos de alteração:
R/A-Ef 221/2011/AL01 de 18-08-2017



Acreditação A3ES





Ligação:



   
Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº50
6300-559 Guarda
Tel.+351271220100
Fax +351271222690
E-mail: ipg@ipg.pt
web: www.ipg.pt


  Plano Curricular


UnidadeAnoSemestreECTSGuia da unidade Curricular
Inglês11 4 Guia da unidade Curricular
Teoria da Comunicação11 6 Guia da unidade Curricular
Imagem e Comunicação11 6 Guia da unidade Curricular
Aplicações Informáticas e Telemática11 5 Guia da unidade Curricular
Audiovisual e Multimédia11 5 Guia da unidade Curricular
Expressão Oral e Escrita11 4 Guia da unidade Curricular
Expressão e Comunicação Visual12 4 Guia da unidade Curricular
Teoria e Prática de Fotografia12 6 Guia da unidade Curricular
Semiótica12 5 Guia da unidade Curricular
Comunicação Organizacional12 4 Guia da unidade Curricular
Programação Multimédia12 6 Guia da unidade Curricular
Design Gráfico I12 5 Guia da unidade Curricular
Animação I21 6 Guia da unidade Curricular
Design Gráfico II21 5 Guia da unidade Curricular
Comunicação Áudio21 4 Guia da unidade Curricular
Argumento e Guionismo Multimédia21 5 Guia da unidade Curricular
Laboratório de Interação I21 6 Guia da unidade Curricular
Comunicação Infográfica21 4 Guia da unidade Curricular
Animação II22 6 Guia da unidade Curricular
Comunicação e Marketing Digital22 4 Guia da unidade Curricular
Comunicação Vídeo22 4 Guia da unidade Curricular
Desenvolvimento Web I22 5 Guia da unidade Curricular
Laboratório de Interação II22 6 Guia da unidade Curricular
Projeto Comunicação Multimédia22 5 Guia da unidade Curricular
Desenvolvimento Web II31 5 Guia da unidade Curricular
Jornalismo Digital31 4 Guia da unidade Curricular
Pós-produção Vídeo e Áudio31 5 Guia da unidade Curricular
Modelação e Animação 3D31 6 Guia da unidade Curricular
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis31 5 Guia da unidade Curricular
Publicidade Multimédia31 5 Guia da unidade Curricular
Produção de Texto Técnico32 3 Guia da unidade Curricular
Deontologia da Comunicação32 3 Guia da unidade Curricular
Inglês Aplicado32 4 Guia da unidade Curricular
Estágio32 20









Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792
  Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG