Licenciatura
:
Restauração e Catering
O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Restauração e Catering
tem 180
unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres)
.
Escola:
Escola Superior de Turismo e Hotelaria
Código do Curso:
9484
Publicação em Diário da República
Habilitações:
Provas de Acesso:
Uma das seguintes provas: 04 Economia 16 Matemática 18 Português
Classificações mínimas:
Nota de candidatura: 95 Provas de ingresso: 95
Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 65% Provas de ingresso: 35% Pré‐requisito: n/a
Preferências:
Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, R. A. Açores e R. A. Madeira Percentagem de vagas: 50.0%
Nota de Candidatura do último colocado:
Ano letivo 2020/2021: 1ª Fase (95,0) 2ª Fase (113,1)
Outras Informações:
Cursos com acesso preferencial: Percentagem de vagas: 30.0%
G80 ‐ Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL n.º 74/2004 G82 ‐ Cursos profissionais do Instituto Nacional de Formação Turística P77 ‐ Técnico de Receção P81 ‐ Técnico de Restauração S54 ‐ Técnicas de Cozinha/Pastelaria (Portaria n.º 57/2009) S55 ‐ Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (Portaria n.º 57/2009) S57 ‐ Cozinha/Pastelaria (Portaria n.º 846/2007) S58 ‐ Restaurante/Bar (Portaria n.º 846/2007) S59 ‐ Hotelaria e Turismo (Portaria n.º 846/2007)S67 ‐ Técnico de Cozinha/Pastelaria S78 ‐ Técnico de Restaurante/Bar 602 ‐ Cursos Técnico‐Profissionais (Todos os Cursos)
Objetivos:
Esta licenciatura tem como objetivo a formação de técnicos qualificados para a área da Restauração.
Tem uma formação específica em planeamento, gestão, marketing e línguas estrangeiras, assim como uma formação prática nas diversas atividades e segmentos da indústria turística, hoteleira e da restauração com preocupações de eficiência, de gestão dos recursos e racionalidade.
Para responder a necessidades formativas específicas da Restauração são realizados estágios integrados, em empresas nacionais e estrangeiras, permitindo o contato e a aplicação de conhecimentos profissionais de extrema relevância para a inserção no mercado de trabalho.
Um profissional com esta formação deverá dominar as normas de higiene e segurança alimentar; planificar e dirigir; colaborar na estruturação de ementas, bem como na preparação e confeção de refeições; coordenar e efetuar o serviço de alimentos e bebidas em estabelecimentos hoteleiros ou similares, podendo realizar também serviços de catering.
Perfil de Entrada:
Candidatos do ensino secundário de qualquer área de formação, assim como candidatos provenientes de CET e cursos técnico-profissionais, das áreas do Turismo, da Hotelaria ou da Restauração.
Como motivação o gosto pela gastronomia, contato com pessoas e sentido de organização.
Demonstrar capacidades comunicativas e de utilização da língua portuguesa e estrangeira.
Gosto e apetência para comunicar e socializar com outras pessoas e cultura, possui espírito para o serviço e capacidade de comunicação e oralidade.
Ter uma imagem pessoal cuidada, ser organizado e proactivo. Gosto pelo trabalho em equipa e respeito pelo outro,
possuir espírito de sacrifício e capacidade de resistência física.
Não ser sensível a odores, texturas e aspecto visual de produtos e bens alimentares. Ter apetência para trabalhar em áreas de produção e serviço “sujas e duras” e capacidade para usar uniforme e obedecer a normas e regulamentos.
Possuir criatividade e dinamismo para novos desafios, capacidade organizativa e gosto por inovar e desenvolver novas ideias.
Ter atitude empreendedora para a aprendizagem e para o seu projeto de vida.
Metodologias:
O ciclo de estudos pretende desenvolver nos alunos competências sistémicas, académicas, operacionais e
instrumentais para o exercício de uma profissão na área da restauração. Os objetivos do ciclo de estudos são
operacionalizados através da lecionação de aulas teórico-práticas, laboratoriais e em contexto real de trabalho, em empresas ou organizações com uma forte componente instrumental.
No final do curso o aluno deverá ser capaz de forma autónoma poder vir a participar e desenvolver a sua
atividade nomeadamente ao nível da organização, desenvolvimento, gestão das operações, processos de
qualidade e empreendedorismo nas empresas e organizações onde venham a estar integrados, por sua conta
ou por conta de outrem.
As competências são aferidas de acordo como a avaliação das entidades empregadoras, em função do feedback dos discentes e diplomados, bem como através da avaliação do ciclo de estudos.
Perfil de Saída: Diplomados com capacidade de integração,adaptação e operacionalidade em empresas hoteleiras, restauração e catering. Possuirem capacidade de gerir recursos físicos, humanos e financeiros Sentido de responsabilidade, espírito de serviço e gostar de liderar, assim como capacidade para trabalhar individualmente e em grupo. Disponibilidade para trabalho por turnos e de jornadas longas. Capacidade de organização, gestão de recursos e tempo. Gosto pela investigação, criatividade e pesquisa. Capacidade de resistência física para jornadas de formação e trabalho longas e consecutivas; Auto-domínio e resistência ao stress e à pressão. Sensibilidade para o negócio da hotelaria e da restauração. Capacidade criativa, inovação e perspicácia para o empreendedorismo e novas ideias e negócios. Percepcionar e perspectivar uma carreira profissional de carácter rigoroso e com perspectiva internacional.
Saídas Profissionais:
Um profissional com esta formação pode planificar, coordenar e executar os trabalhos de cozinha e restaurante, nomeadamente a estruturação de ementas, a preparação e confecção de refeições, bem como o serviço associado, cumprindo os requisitos nutricionais e as regras de higiene e segurança alimentar, podendo desempenhar estas funções em:
- estabelecimentos hoteleiros
- empresas de restauração coletiva
- empresas de catering e banqueting
- estabelecimentos de restauração e bebidas
- empresas de fiscalização do setor alimentar
Empregabilidade:
Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.
Direção do curso:
Rui Pedro Pinheira Cerveira (email: cerveira@ipg.pt)
|