O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma
instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da
sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e
transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência,
da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino,
da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.
Criado em 1980, o IPG tem como missão formar profissionais altamente
qualificados, com espírito empreendedor e sólidas bases humanistas, e
contribuir para o desenvolvimento cultural, social e económico através
de serviços formativos de qualidade, sustentados em programas académicos
pertinentes com um modelo educativo baseado em competências. A oferta
formativa é abrangente e multidisciplinar, com cursos em múltiplas áreas
do conhecimento, ao que se associam diversas pós-graduações e cursos de
especialização
Definido como um centro de mediação de conhecimento e inovação que procura a qualidade e o rigor da formação. Uma prática de melhoria contínua tem sido uma preocupação permanente deste Instituto, que procura assegurar a qualidade da formação e serviços prestados, bem como a satisfação da comunidade académica e o bom funcionamento de toda a instituição. Também desenvolve atividades nas áreas de pesquisa, transferência de conhecimento científico e tecnológico, prestação de serviços à comunidade, serviços de apoio ao desenvolvimento e cooperação nas áreas de educação, cultura e tecnologia. Desta forma, o IPG desempenha um papel decisivo na qualificação de recursos humanos em diversas áreas do conhecimento, na sua competência, bem como nos aspetos económicos, sociais, culturais e científicos.
Neste contexto, o IPG pretende ser reconhecido como uma entidade essencial para o desenvolvimento regional, em que os profissionais formados na instituição distinguem-se pela sua competência profissional, pelo seu senso de solidariedade, pela sua capacidade de servir de trabalho responsável e ético, a sociedade que gera conhecimento e uma presença cultural que contribui para a solução de problemas regionais, em um contexto global.
Áreas Educativas
O Instituto Politécnico da Guarda disponibiliza cursos nas seguintes áreas educativas:
• Artes e Humanidades
• Ciências Sociais, Comércio e Direito
• Ciências, Matemática e informática
• Educação
• Engenharia, Indústrias, Transformadoras e Construção
• Saúde e Protecção Social
• Serviços
Campus
O IPG é composto na sua dimensão Institucional por um Campus, onde integra duas Escolas (ESTG e ESECD) pelo Edifício dos serviços centrais, a biblioteca Central, a piscina, campo de jogos e edifício da associação Académica da Guarda. Fora do campus a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, situada em Seia, e instalações de uso comum como são as residências de estudantes (2 femininas e 2 masculinas), a cantina II, o Pavilhão Desportivo e o Auditório Soeiro Viegas.
O campus ocupa uma área total de implantação de 141.287 m2, com jardins e ares de lazer e desporto. O edifício Central engloba os serviços da Presidência, Unidade de Desenvolvimento do Interior (UDI/IPG) os serviços Académicos, Contabilidade e Recursos Humanos, Tesouraria, Centro de Informática (CI/IPG), Gabinete de Informação e Comunicação (GIC/IPG) e serviço de artes gráficas, Gabinete de Mobilidade e Cooperação (GMC/IPG), Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP/IPG), Gabinete de Formação Cultura e Desporto, Gabinete Técnico de Manutenção (GIME/IPG), o Provedor do Estudante e o Gabinete de Qualidade (GAQ/IPG), a Cantina I e uma área técnica (aquecimento e reparações) e posto médico.
Localização
O IPG localiza-se na cidade da Guarda, região centro de Portugal, próximo da fronteira com Espanha e bem dotado de acessibilidades para as cidades de Porto, Lisboa, Coimbra, Salamanca e Madrid.
A Guarda é uma cidade com elevada qualidade urbana e ambiental, dotada de excecionais estruturas culturais, comerciais e turísticas, aliada aos seus serviços de saúde, formação superior e atividade empresarial. As atividades culturais, a relação com a montanha e a fronteira aportam multiculturalidade e uma grande diversidade de ambientes, paisagens e atividades por realizar.
Sendo uma cidade média apresenta grandes facilidades de deslocação e acesso a serviços e equipamentos, potenciando uma intensa vida académica, diversão, desporto e sociabilização.