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O INSTITUTO » ORGANIZAÇÃO

» PRESIDÊNCIA

O Presidente do Instituto Politécnico é o órgão superior de governo e de representação externa do Instituto e preside ao Conselho de Gestão.
O Presidente é coadjuvado por dois Vice-presidentes, por si livremente nomeados.
O Instituto possui ainda uma Administradora
 

 
 
 
 
 
Presidente   Vice-Presidente   Vice-Presidente
Prof. Doutor Joaquim Manuel Fernandes Brigas   Prof. Doutor Carlos Manuel Gonçalves Rodrigues   Prof. Doutor Manuel António Brites Salgado


Administradora do Instituto Politécnico da Guarda
Dr.ª Nélia Martins

Assessoria e secretariado da Presidência do Instituto Politécnico da Guarda
Dr.ª Rosa Reis
Dr.ª Elsa Santos
Dr.ª Isabel Augusto

Contactos:
Tel. 271 220 140
Tel. 271 220 102
Fax. 271 222 690
E-mail. assessoria@ipg.pt



» UNIDADES ORGÂNICAS

Escolas
Actualmente, o IPG tem na sua constituição 4 escolas:
- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão
- Escola Superior de Saúde
- Escola Superior de Turismo e Hotelaria

Serviços Sociais do Instituto Politécnico da Guarda
Os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda estão dotados de 4 Residências: Residência Feminina I, Residência Feminina II, Residência Masculina I e Residência Masculina II.
O Setor de Alimentação dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico da Guarda tem em funcionamento três cantinas sob administração direta e um serviço de grelhados.
O Sector das Bolsas de Estudo é uma das vertentes de intervenção no âmbito do apoio social a prestar aos alunos.
Toda a informação pode ser consultada no site dos serviços de ação social: http://www.ipg.pt/sas 

Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
A Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), criada em 2007, pelo Prof. Doutor Fernando Neves, é uma unidade orgânica de formação, investigação e desenvolvimento integrada do Instituto Politécnico da Guarda.
É, hoje, composta pelos órgãos da Direção, Conselho Científico e Unidade de Acompanhamento e organiza a sua atividade de investigação em Grupos de Investigação, para cada qual possui um Investigador Principal. Os investigadores, que compõem a UDI, são provenientes de todas as áreas científicas que existem nas diferentes ofertas formativas das escolas do IPG, estando em consonância com a Estratégia de Especialização Inteligente desenhada para Portugal e em particular para a Região Centro do País (RIS3), onde o IPG se insere, e de acordo com as competências científicas e laboratoriais que o Politécnico tem vindo a desenvolver, a UDI definiu como estratégicas as áreas de domínio científico: Bio Economia; TICE; Saúde e Bem-Estar; Turismo.
A escolha destes domínios científicos de ação tem justificação na formação científica dos seus investigadores, não esquecendo as áreas científicas transversais que colaboram e integram os domínios definidos, tais como a Educação, Comunicação, Linguas e Culturas, Engenharias, Física, Matemática.
Toda a informação pode ser consultada no site da UDI: http://www.ipg.pt/udi 


» ÓRGÃOS

São órgãos do IPG:

Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda

O Conselho Geral do IPG é composto por trinta e três membros.
São membros do conselho geral:
– Dezassete representantes dos professores e investigadores;
– Cinco representantes dos estudantes;
– Dez personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevantes para esta;
– Um representante do pessoal não docente.


Membros do Conselho Geral

Personalidades Externas

António Carlos Camejo Martins
Carlos Alberto Chaves Monteiro
Carlos Filipe Camelo Miranda de Figueiredo
Eduardo Anselmo Moreira Fernandes de Castro
Fernando Carvalho Rodrigues
João Pedro Abrantes Pinto Bernardes Barranca
João Carlos Pires Cardoso
João Carlos Logrado Batista
José António Ribeiro Caçador
Marco Alexandre da Silva Loureiro


Representantes dos Professores e Investigadores

Ana Margarida Godinho da Fonseca
Carolina Júlia Félix Vila Chã
Ermelinda Maria Bernardo Gonçalves Marques
Helena Isabel Barroso Saraiva
Joaquim Manuel Pereira Mateus
José Carlos de Almeida Alexandre
José Carlos Coelho Martins da Fonseca
José Carlos Costa de Almeida
Luís Miguel Lopes Lourenço
Maria Eduarda Revés Roque da Cunha Ferreira
Mário Jorge de Oliveira Costa
Natália Maria de Oliveira Pratas Rodrigues
Noel de Jesus Mendonça Lopes
Paula Isabel Teixeira Gonçalves Coutinho Borges
Pedro Miguel dos Santos Melo Rodrigues
Teresa Maria Dias de Paiva
Vítor Manuel Gomes Roque


Representantes dos Estudantes

Beatriz Furtado Silva
David Alexandre Afonso do Nascimento
João Pedro Gouveia Nunes
Pedro Filipe Fraga Lopes
Rui Sérgio Paulos Badana


Representante do Pessoal Não Docente

Pedro Manuel Pinto Teixeira



Presidente
Conselho de Gestão
Conselho Superior de Coordenação
Conselho para a Avaliação e Qualidade
Provedor do Estudante



» SERVIÇOS DE APOIO

Gabinete de Apoio à Presidência

O Presidente dispõe de um secretariado composto por um máximo de três elementos, por si livremente designados, que terão direito aos suplementos remuneratórios legalmente previstos.
Compete, genericamente, ao Gabinete de Apoio à Presidência:
a. Tratar dos assuntos relativos aos contactos e audiências do Presidente e Vice-Presidentes e à representação do Instituto Politécnico da Guarda;
b. Superintender nos assuntos de protocolo a cargo da presidência;
c. Executar, em colaboração com o sector de Expediente e Arquivo, tarefas inerentes à recepção, classificação, expedição, distribuição e arquivo do expediente;
d. Promover, em colaboração com outros serviços, a divulgação por todos os serviços das normas internas e demais directrizes emanadas da presidência;
e. Realizar todos os procedimentos administrativos necessários à preparação do expediente a submeter a despacho e à sua execução;
f. Dar andamento a todas as deliberações dos órgãos do IPG, em articulação com os respectivos secretários, quando for o caso;
g. Organizar e manter actualizado o registo das decisões, de modo a prestar informações, em qualquer momento, sobre a situação dos processos nelas tratados.

Assessoria: Drª Rosa Reis/ Drª Elsa Santos / Dr.ª Isabel Augusto
Email: assessoria@ipg.pt


Divisão Financeira

A Divisão Financeira integra os sectores de:
- Contabilidade;
- Gestão Financeira, Orçamental e de Projectos;
- Património;
- Aprovisionamento e Tesouraria.

Responsável: Dr.ª Nélia Martins
Email: administradora.ipg@ipg.pt 


Divisão de Recursos Humanos

A Divisão de Recursos Humanos tem atribuições no domínio da gestão de processos e dados de pessoal inerentes à constituição, modificação, suspensão e extinção das relações de emprego, bem como no processamento dos vencimentos e abonos ao pessoal, devendo participar na definição da política de gestão do Instituto nos domínios administrativo e de pessoal e coadjuvar de forma geral o Presidente no que respeita ao exercício das suas competências nas áreas referidas.
A Divisão de Recursos Humanos é coordenada por um Chefe de Divisão, a contratar nos termos da legislação em vigor.
A Divisão de Recursos Humanos engloba os seguintes sectores:
- Administração de Pessoal;
- Gestão e Formação de Pessoal,
- Expediente e Arquivo e Serviços Auxiliares.

Responsável: Dr.ª Nélia Martins
Email: administradora.ipg@ipg.pt


Direcção dos Serviços Académicos

Os Serviços Académicos do IPG têm por missão a gestão administrativa e académica dos processos que afectam a vida académica do aluno, desde a fase da sua inscrição e matrícula até à finalização dos estudos de primeiro ou segundo ciclo, garantindo elevados níveis de qualidade do serviço e rapidez nas respostas às solicitações.
Os Serviços Académicos são coordenados e dirigidos por um Director de Serviços, contratado nos termos da legislação em vigor.
A Direcção dos Serviços Académicos integra as secções de :
- Formação Inicial e Formação Pós-Graduada.

Responsável: Drª Maria do Céu Manso
email: mmanso@ipg.pt


Gabinete Jurídico

Ao Gabinete Jurídico compete, designadamente:
a. Prestar assessoria de carácter técnico e ou jurídico, sobre quaisquer assuntos que lhe sejam submetidos pelo Presidente do Instituto;
b. Prestar assessoria de carácter técnico e ou jurídico aos órgãos de gestão do Instituto Politécnico e respectivas unidades orgânicas, quando para tal for solicitado pelo Presidente;
c. Intervir, quando a lei o permita e seja solicitado, em processos disciplinares ou de averiguações;
d. Apoiar juridicamente as reuniões de júris de concursos para recrutamento de pessoal docente e não docente, quando para tal for solicitado pelo presidente do júri.
e. Recolher, sistematizar e divulgar legislação e outra documentação jurídica com interesse para os serviços;
f. Elaborar contratos - tipo para a cessão de uso privativo, concessão, arrendamento, comodato ou outras formas negociais, gratuitas ou onerosas, de cedência de espaços;
g. Elaborar os contratos celebrados entre o IPG a as outras Entidades.



Gabinete de Instalações, Manutenção e Equipamentos

Ao Gabinete de Instalações, Manutenção e Equipamentos compete:
a. Submeter os planos de execução de obras à aprovação superior;
b. Promover os concursos de adjudicação de obras, de acordo com as disposições legais vigentes;
c. Acompanhar, coordenar e fiscalizar o desenvolvimento das obras;
d. Proceder à elaboração de autos de medição e controlo do cumprimento do cronograma financeiro;
e. Proceder à elaboração dos autos de recepção provisória e definitiva das obras adjudicadas;
f. Emitir pareceres, quando necessário, em colaboração com o Sector de Economato, sobre a aquisição de bens móveis e imóveis;
g. Organizar e assegurar serviços de apoio, nomeadamente comunicações, manutenção e segurança de instalações e equipamento gerais, parque de estacionamento e limpeza e jardinagem do espaço exterior aos edifícios;
h. Manter em normal funcionamento as viaturas do IPG;
i. Assegurar o transporte de pessoal e bens ordenados pela presidência;
j. Elaborar planos de conservação e manutenção para todos os edifícios do Instituto;
k. Elaborar os Planos de Segurança das instalações;
l. Colaborar na elaboração do plano de actividades e do relatório de actividades.

Responsável: Engº Joaquim Rodrigues
Email: jrodrigues@ipg.pt 


Centro de Informática

O Centro de Informática (CI) tem por missão assegurar o adequado funcionamento das tecnologias de informação existentes, competindo-lhe apoiar alunos, docentes e funcionários, nessa área.
Ao CI compete:
a. Zelar pela conservação e manutenção dos recursos informáticos do IPG;
b. Garantir o normal funcionamento das redes informáticas do IPG;
c. Garantir a comunicação informática do IPG com o exterior;
d. Apoiar os laboratórios de informática;
e. Assegurar o desenvolvimento e operacionalidade dos sistemas de informação com o objectivo de divulgar as actividades do IPG, em estreita colaboração com os diversos fornecedores de informação interna;
f. Instalar, desenvolver e efectuar a manutenção das aplicações informáticas necessárias para o funcionamento dos serviços do IPG e das suas unidades orgânicas;
g. Apoiar tecnicamente os utentes do IPG nas tecnologias de informação;
h. Prestar apoio técnico e formação aos Órgãos, Departamentos e Serviços da IPG bem como aos utilizadores do CI.
i. Manter actualizado o inventário do parque informático em articulação com os Serviços de Património do IPG.
j. Organizar o acesso às salas providas de equipamento informático especialmente destinadas aos alunos.
O funcionamento do CI rege-se por um Regulamento Interno próprio.

Responsável: Eng.º Paulo Valbom
http://www.ci.ipg.pt/ 
Email: jvalbom@ipg.pt


Gabinete de Informação e Comunicação

Ao Gabinete de Informação e Comunicação incumbe o tratamento de todas as questões respeitantes à imagem, marketing institucional e relações públicas e informação do Instituto e unidades orgânicas nele integradas.
Compete ainda ao GIC:
- Prestar informações à comunidade em geral;
- Promover acções que visem a divulgação da identidade da instituição;
- Conceber e gerir actividades de divulgação e promoção das actividades de ensino e Investigação e Desenvolvimento (I&D);
- Desenvolver a produção de materiais de divulgação;
- Representar o IPG em certames de promoção, feiras, etc.;
- Organizar e encaminhar informação sobre actividade produzida no IPG com vista à sua divulgação interna e externa;
- Sistematizar informação sobre actividade relevante de outras entidades com vista à sua divulgação interna;
- Difundir informações aos órgãos de comunicação locais, regionais e nacionais das actividades e projectos desenvolvidos por toda a comunidade do IPG;
- Coordenar a gestão de informação disponível dos diversos meios do IPG;
- Coordenar a edição, publicar e divulgar as publicações científicas do IPG;
- Organizar, gerir e divulgar os boletins informativos do IPG;
- Organizar eventos científicos e culturais (conferências, seminários, encontros, etc.) que os órgãos competentes decidam realizar;
- Realizar trabalhos de carácter informativo, cultural, pedagógico ou científico do IPG;
- Apoiar a edição de conteúdos para o ensino à distância e providenciar serviços à comunidade quando solicitado.

Responsável: Dr. Helder Sequeira
Email: gic@ipg.pt / info.ipg@ipg.pt


Gabinete de Formação, Cultura e Desporto

O Gabinete de Formação, Cultura e Desporto tem como missão a dinamização das actividades culturais e desportivas para melhor convivência entre toda a comunidade do IPG (docentes, não docentes e discentes) e promover actividades que levem a um maior empenho de todos no desenvolvimento e reconhecimento do IPG.
Ao Gabinete de Formação, Cultura e Desporto compete, entre outros:
- Efectuar a gestão administrativa da piscina;
- Planear e realizar acções de formação de modo a formar e reciclar conhecimentos aos alunos e comunidade em geral;
- Planear e realizar eventos desportivos e culturais para valorizar e aumentar o interesse dos alunos e comunidade em geral para o desporto, cultura e lazer;
- Planear e realizar eventos de modo a divulgar e valorizar os espaços existentes (piscina, pavilhão...) no IPG.

Responsável: Dr.ª Maria João Silva
http://www.ipg.pt/gfcd 
Email: gfcd@ipg.pt 
 
 
Gabinete de Mobilidade e Cooperação

Ao Gabinete de Mobilidade e Cooperação (GMC) incumbe o tratamento de todas as questões respeitantes à mobilidade e cooperação do Instituto e unidades orgânicas em programas e projectos nos planos nacional e internacional, nos domínios do ensino, da investigação em colaboração com a UDI/IPG e a UED/IPG.
Compete ainda ao GMC apoiar as múltiplas actividades de cooperação e relacionamento internacional com o intuito de fomentar e aumentar a mobilidade de toda a comunidade do IPG, bem como apoiar a participação em projectos internacionais, nomeadamente:
- Organizar aspectos logísticos e de integração de docentes, não docentes e estudantes estrangeiros em missão ou mobilidade no IPG;
- Apoiar a integração de docentes, não docentes e estudantes da instituição em missão no estrangeiro;
- Colaborar na promoção e coordenação de acções de cooperação com instituições internacionais;
- Incentivar a participação em programas e redes de cooperação internacionais
- Estabelecer e gerir acordos no âmbito dos programas de mobilidade;
- Angariar, em colaboração com as unidades orgânicas, oportunidades de estágios no plano internacional para finalistas e diplomados do IPG;
- Apoiar a divulgação de eventos e publicações a nível internacional;
- Apoiar a realização de eventos internacionais com a participação do IPG;
- Promover projectos próprios para reforço e incremento da mobilidade no IPG;
- Coordenar e organizar eventos e formações que auxiliem na integração de docentes, não docentes e estudantes estrangeiros no IPG;
De um modo geral, promover o IPG e as suas actividades no plano europeu e internacional, através de iniciativas específicas.

Email: gmc@ipg.pt






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