Logotipo IPG
          



DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

High Level Conference – DC Electricity Distribution High Level Conference – DC Electricity Distribution
07-05-2019
No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai decorrer, no próximo dia 7 de maio, uma conferência internacional subordinada ao tema “High Level Conference – DC Electricity Distribution”.
Esta conferência, a iniciar pelas 9 horas no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, contará com a participação de especialistas mundiais nesta área científica, nomeadamente Bern Wunder (Group Manager “DC Micro Grids”) do Fraunhofer Institute da Alemanha e Mário Dionísio (Programme Officer, European Commission) da Direção Geral de Energia da União Europeia.


Organizada pelo Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (CISE), esta iniciativa ocorre no âmbito do projeto Tr@nsener (European Cooperation Network on Energy Transition in Electricity) em que participam instituições de Portugal, Espanha e França.

O CISE é uma Unidade de I&D do sistema Científico português (reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) constituído por quatro laboratórios, estando um deles instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, denominado “Guarda International Research Station on Renewable Energies | GIRS-RES”.

No âmbito dos estudos realizados foi possível concluir que para uma habitação típica de um país europeu é possível alcançar ganhos na ordem dos 40% se a alimentação dessa habitação for feita em corrente contínua ao invés de corrente alternada como acontece atualmente.

Com dados que apontam para uma melhoria de 40% da eficiência energética, este projeto propõe a adoção de sistemas elétricos de corrente contínua em novas habitações e edifícios de escritórios.





“O tema “DC Electricity Distribution” está na ordem do dia na União Europeia pelo que esta conferência, para além do seu destacado perfil científico, é um oportuno e importante evento”, afirmou, a propósito, o Presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas.

De referir o contributo do desenvolvimento de novos estudos que visam a análise da instalação de sistemas eficientes e fiáveis de distribuição de energia elétrica em corrente contínua para ambientes residenciais e de escritórios.

“Atualmente, os sistemas de eletricidade dos edifícios tipicamente funcionam com corrente alternada. Esta realidade entra em contraste com os sistemas de alimentação e de armazenamento de energia dos nossos eletrodomésticos e baterias, pois estes funcionam em corrente contínua. A diferença entre estes dois sistemas leva a perdas de energia e a uma menor eficiência de consumo energético.” Foi sublinhado por Figueiredo Ramos, da organização desta conferência.

A solução passa por uma mudança de paradigma que leve à instalação de sistemas de corrente contínua na construção de novos edifícios e habitações.


Inscrição disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf76RIO2WgnsHDfRya2AgKrjQq8XDzl2Vzkai9G1D1kVM2AMQ/viewform


 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690

Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG