Logotipo IPG
          



DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

IPG suspende exames presenciais por causa de estudantes infetados fora das instalações IPG suspende exames presenciais por causa de estudantes infetados fora das instalações
05-07-2020
Informações da ULS da Guarda levam o Instituto Politécnico da Guarda a suspender os exames presenciais e a torná-los online: estão no Hospital da Guarda alunos que contraíram a Covid-19. Joaquim Brigas, presidente do IPG, lamenta que “os estudantes não sejam avaliados nas condições ideais, mas o valor da saúde tem de prevalecer”.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG decidiu hoje suspender os exames presenciais nas suas instalações, transferindo-os para as plataformas digitais. A decisão deve-se às informações transmitidas sábado à noite Unidade Local de Saúde – ULS da Guarda de que há estudantes do IPG que testaram positivo à Covid-19, tendo oito ficado internados no hospital por não terem nos respetivos alojamentos condições para estarem em isolamento durante o período de quarentena.

Segundo as informações transmitidas ao IPG, uma parte dos contágios terá ocorrido em “festas Covid” realizadas na Guarda, à semelhança do que terá ocorrido noutras cidades com estabelecimentos de ensino superior. Nessas festas o convívio dos jovens terá decorrido sem cumprir as recomendações das autoridades de saúde.

“Apesar de não termos nenhuma evidência de qualquer contágio ocorrido dentro das instalações do IPG, o súbito aparecimento de estudantes que testaram positivo obriga-nos a mudar os planos feitos de acordo com as diretivas do Ministério do Ensino Superior, suspendendo os exames presenciais e passando-os a online”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda. “Embora o protocolo de detecção, higiene e segurança que temos em prática nos edifícios das diferentes escolas do IPG seja muito rigoroso, não podemos correr riscos que coloquem em causa a saúde de outros estudantes, de professores ou de funcionários”.

O Instituto Politécnico da Guarda tinha decidido seguir a “Recomendação às instituições científicas e de ensino superior relativamente à cessação do estado de emergência motivado pela Covid-19”, com que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prescreveu, em 30 de abril, “a adoção de procedimentos de avaliação presencial de aprendizagens sempre que o recurso a plataformas tecnológicas não seja considerado adequado”.

Na Assembleia da República, na última sexta-feira, 3 de julho, os deputados da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto incitaram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) a acelerarem o regresso às atividades presenciais, única forma de garantir aos estudantes uma experiência de conhecimento e de aquisição de competências de nível superior.

“É uma pena que os estudantes não sejam avaliados nas condições ideais, mas o valor da saúde tem de prevalecer”, afirma Joaquim Brigas. O presidente do IPG faz também um apelo direto aos seus estudantes: “Apelo com veemência a todos os alunos que mantenham fora do IPG os mesmos cuidados e as mesmas regras que observam dentro dele. Peço-lhes que não coloquem em causa a sua saúde, nem a saúde de quem lhes é próximo. E apelo a que não desperdicem com comportamentos que desrespeitam os cuidados sanitários a expectativa e o esforço que as suas famílias estão a fazer para que possam frequentar o ensino superior”.

Para o caso de alguns estudantes terem problemas com os seus equipamentos informáticos durante o período dos exames online, o IPG irá disponibilizar salas de informática para que possam realizar as provas nas plataformas digitais. “Nestas salas as condições de higiene e de segurança serão tão ou mais rigorosas do que aquelas que já estavam a ser adotadas nos outros espaços”, afirma Joaquim Brigas.

Todos os exames presenciais feitos até agora tiveram um protocolo rigoroso de regras de higiene e segurança. Em primeiro lugar, era sempre medida a temperatura dos estudantes à entrada. Os alunos entravam separadamente nos espaços, as cadeiras estavam a uma distância segura umas das outras, as salas foram sempre higienizadas antes e depois das atividades. Paralelamente, era disponibilizado álcool aos alunos, quer para lavar as mãos, quer para higienizarem os objetos com que lidavam nos espaços do IPG.


 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792

Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG