Logotipo IPG
          



DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

UNESCO formaliza classificação da Serra da Estrela como “Geopark Mundial” UNESCO formaliza classificação da Serra da Estrela como “Geopark Mundial”
13-07-2020
O Conselho Executivo da UNESCO instituiu, em Paris, a Estrela como Geopark Mundial. Segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, esta formalização “faz justiça ao potencial geológico do território da Serra da Estrela, bem como ao seu património natural e cultural”.

A região da Serra da Estrela foi classificada oficialmente como Geopark Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO na reunião que o seu Conselho Executivo realizou em Paris no dia 10 de julho. A candidatura começou a ser preparada em 2014 e foi formulada em 2017 com a entrega do Dossier de Candidatura à UNESCO por parte da Associação Geopark Estrela (AGE) que tem sede nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda – IPG.

“Esta classificação por parte da UNESCO faz justiça ao potencial geológico do território da Serra da Estrela, bem como ao seu património natural e cultural”, afirma Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e também presidente do IPG. “Trata-se de um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável desta região, com o aumento do seu potencial turístico em tempos de Covid-19 e, por consequência, do crescimento económico e social dos municípios que dela fazem parte”.



A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra – Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia – e, também, pelo Instituto Politécnico da Guarda e pela Universidade da Beira Interior (UBI). A presidência da Associação Geopark Estrela é assegurada pelo Presidente do IPG e a vice-presidência pelo Reitor da UBI.

“O Instituto Politécnico da Guarda está empenhado na investigação científica deste território para disponibilizar o melhor conhecimento possível das suas características e das suas potencialidades geológicas e paisagísticas”, afirma Joaquim Brigas. A formação de quadros especializados para a preservação ecológica, a proteção ambiental e a gestão do turismo são hoje uma prioridade para o IPG: “Estamos a dar resposta às necessidades que precisam de ser colmatadas para conseguirmos manter a área da Serra Estrela protegida e fazermos um bom uso dos recursos disponíveis”.

O papel dos municípios da região também é destacado pelo presidente da Associação Geopark Estrela. “Todos os municípios envolvidos neste projeto, bem como o seu Conselho Científico, foram fundamentais para a classificação que agora foi formalizada”, afirma Joaquim Brigas. “E deve ser também destacado o trabalho da equipa executiva, sedeada no Instituto Politécnico da Guarda, sem o qual este resultado não teria sido possível”.

Segundo o presidente do IPG, durante estes anos todos abraçaram o projeto de forma empenhada e, pelo seu trabalho, conseguiram superar as dificuldades que foram surgindo. “Todos — incluindo cidadãos, investigadores, técnicos, funcionários, autarcas, políticos, empresários, etc. — se empenharam em servir a região da Serra da Estrela, as suas populações, a paisagem e o ambiente”, sublinha Joaquim Brigas.

A partir de agora, “só com um foco semelhante na divulgação do território, do seu património natural e dos seus produtos endógenos será possível continuar a contribuir para o desenvolvimento da Serra da Estrela”, afirma o presidente da AGE. “A promoção, valorização e defesa do território, do seu património geológico e cultural, o desenvolvimento de atividades económicas locais e a organização de ações de sensibilização e de cooperação com outras entidades são fulcrais para dar, a partir desta classificação, continuidade ao trabalho desenvolvido”, afirma.

Ver em:
https://en.unesco.org/news/geopark-2020?fbclid=IwAR2GYTOX1eHLXnQH6BZ2wdsDVWnaSN4q8VwCgoMq1Giv_VHCFCfMDe4zuH4

http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/earth-sciences/unesco-global-geoparks/list-of-unesco-global-geoparks/



 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792

Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG