Logotipo IPG
          



DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

Instituto Politécnico da Guarda vai formar quadros para trabalhar na Altran Instituto Politécnico da Guarda vai formar quadros para trabalhar na Altran
20-07-2020
As formações começam no próximo ano letivo e a multinacional Altran vai contratar até 80% dos formandos do IPG. O objetivo é responder às necessidades do mercado na área das TIC e qualificar quadros médios. O protocolo foi ontem assinado em Lisboa e contou com Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Manuel Heitor, ministro da Ciência.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai formar quadros na área das tecnologias digitais que irão trabalhar na Altran Portugal – sucursal da empresa líder mundial em soluções de engenharia – no âmbito do programa “UpSkill: Digital Skills & Jobs”. O protocolo assinado esta sexta-feira no Teatro Thalia, em Lisboa, pretende combater o desemprego e aumentar o nível de formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

“É um orgulho para o IPG qualificar jovens nas áreas tecnológicas para dar resposta às necessidades de uma empresa de referência como a Altran”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Este programa fortalece dois grandes objetivos desta presidência: reforçar parcerias com empresas altamente competitivas no mercado global; e atrair para o Politécnico da Guarda novos públicos que aqui iniciem a experiência de frequentar o ensino superior”.

O programa UpSkill: Digital Skill & Jobs é desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações – APCD e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP (ver Acordo de Cooperação em anexo). A cerimónia de contratualização contou com a presença de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional.

Este programa de formação profissional é financiado pelo IEFP e destina-se a desempregados que tenham concluído o ensino secundário ou superior, com competências na língua inglesa e que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais. O objetivo passa pela qualificação de recursos humanos através de uma formação intensiva de seis meses em áreas como a programação Java, gestão de plataformas cloud ou programação em plataformas low-code.

Após este período, os formandos terão mais três meses de formação em contexto empresarial, nas instalações da Altran, com possibilidade de contratação no final do estágio. A Altran irá contratar até 80% dos formandos. Durante a formação inicial, com início no próximo ano letivo, os participantes têm direito a uma bolsa de 635 euros. Em março de 2021, com o início do estágio na Altran, o salário mínimo de referência sobe para 1200 euros.

“O programa UpSkill irá ajudar jovens da região que estejam desempregados ou que queiram mudar de trabalho” afirma Joaquim Brigas. “Esta iniciativa é também uma oportunidade para os professores do IPG estarem a par das novidades das empresas de vanguarda nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação”.


 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792

Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG