Logotipo IPG
          



DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

Politécnico da Guarda reforça a aposta no desporto de alto nível e na saúde Politécnico da Guarda reforça a aposta no desporto de alto nível e na saúde
28-07-2020
A nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde vai formar profissionais muito competitivos para um mercado de treinos desportivos e de cuidados de saúde que a Covid-19 alargou, em Portugal e no estrangeiro. Após uma década sem novos cursos, esta é a terceira licenciatura lançada em menos de um mês. O IPG é a instituição de ensino superior que mais aumentou o número de vagas para o próximo ano letivo.

A Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai ter uma nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde. É a terceira licenciatura que o IPG lança para o próximo ano letivo, após uma década de estagnação na oferta formativa de novas licenciaturas.

“Este curso vem juntar-se aos que foram anunciados em junho – as novas licenciaturas em Biotecnologia Medicinal e em Mecânica e Informática Industrial”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Em qualquer dos casos, o objetivo é o mesmo: preparar profissionais em áreas inovadoras que qualifiquem a indústria nacional e regional ou, neste caso, entidades desportivas ou unidades de saúde. Formar profissionais de alto nível para o desporto e para a saúde desportiva é uma das principais apostas desta presidência do Instituto Politécnico da Guarda”.

A nova licenciatura da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG, com duração de três anos, irá formar técnicos desportivos especializados em fitness, treino personalizado, na avaliação da condição física e no desenvolvimento de programas de atividade física. Da Anatomia Funcional à Biomecânica, passando pela Fisiologia Humana e pela Aprendizagem e Controlo Motor, as unidades curriculares desta licenciatura estão desenhadas para que os futuros profissionais sejam autênticos agentes de saúde no acompanhamento de dinâmicas desportivas.

No 3º ano, o último semestre do curso acentuará a sua vertente prática através da realização de um estágio curricular em contexto laboral em centros de fitness e associações desportivas – nomeadamente ginásios e empresas de treino personalizado – em complexos de piscinas, clínicas de saúde, equipas técnicas desportivas ou em organizações/entidades ligadas à saúde e condição física parceiras do IPG.

“O IPG tem reforçado a prioridade histórica que sempre deu à promoção da saúde, oferecendo formação em áreas muito inovadoras e preparando profissionais muito competitivos para esse mercado, quer em Portugal, quer no estrangeiro”, afirma Joaquim Brigas. “Esta nova licenciatura irá formar profissionais com enormes apetências para um mercado que já existia, mas que a pandemia da Covid-19 alargou, nomeadamente a prestação de cuidados e treino em contextos mais individualizados”.

Com a sua aposta na diversificação da oferta formativa, o Politécnico da Guarda foi a instituição de Ensino Superior com maior aumento percentual do número de vagas nos últimos anos, passando de 680 em 2017 para 805 no próximo ano letivo.


 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792

Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG