Logotipo IPG
                   

DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

Nos 40 anos do IPG Joaquim Brigas diz que se “pôs fim à estagnação do ensino” na instituição

Nos 40 anos do IPG Joaquim Brigas diz que se “pôs fim à estagnação do ensino” na instituição
03-12-2020
Impedido de celebrar o seu 40º aniversário presencialmente, o Instituto Politécnico da Guarda colocou no site uma mensagem do presidente. Nela são recordados os números do aumento de estudantes nos últimos dois anos. Segundo Joaquim Brigas, o IPG está na fase de “diversificar a oferta formativa” e de “contratar professores”. E conclui: “Ninguém vai querer andar para trás!”


O presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, Joaquim Brigas, afirma na sua mensagem do “Dia do IPG”, que hoje comemora 40 anos, que se pôs fim a 11 anos de estagnação da oferta de ensino do IPG, que desde 2009 não tinha qualquer nova licenciatura”. Segundo Joaquim Brigas, “a hora é de crescer e de aumentar a produção científica e a interação com os tecidos económico, social e cultural!”.

Na sua mensagem dirigida a estudantes, docentes, funcionários e famílias dos alunos, o presidente do IPG lamenta que numa data tão importante para a instituição não seja possível, devido às restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia da Covid-19, realizar uma cerimónia presencial. Mas assegura que o Politécnico irá “celebrar este 40º aniversário ao longo de 2021, à medida que a melhoria da situação sanitária do país assim nos permita”.

Segundo o presidente do IPG serão realizadas, na primeira ocasião adequada, as cerimónias de homenagem aos funcionários e aos professores que se aposentaram no último ano e a da entrega dos Prémios IPG – Santander, um reconhecimento aos docentes que concluíram doutoramento em 2020, assim como aos melhores alunos da instituição. O dinheiro dos prémios será depositado nas respetivas contas.

O tema principal da mensagem de Joaquim Brigas é o crescimento do Instituto Politécnico da Guarda nos últimos anos. “Neste ano de 2020 o IPG tornou-se num dos estabelecimentos do Ensino Superior do país com maior inovação educativa!”, afirma o presidente do IPG. “A nova licenciatura em Biotecnologia Medicinal tornou-se na primeira oferta formativa nesta área na região Centro e a segunda a nível nacional” e “a licenciatura em Mecânica e Informática Industrial é pioneira em Portugal por juntar as áreas científicas da mecânica e da informática”. Foi ainda aprovada a licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde.

Joaquim Brigas enumera ainda a abertura de cinco novos CTeSP: Construção Civil e Obras Públicas; Manutenção Industrial Eletromecatrónica; Riscos e Proteção Civil; Treino Desportivo; e Manutenção e Reparação Automóvel.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG conta, neste ano letivo de 2020-2021, com um acréscimo de 51% dos estudantes de mestrado. Depois de em 2019-2020 ter registado um notável acréscimo de alunos em todas as fases, a instituição conta nesta altura com um aumento de estudantes inscritos nas licenciaturas de 42% face a igual período do ano passado.

“Ao dobrar os seus 40 anos, o IPG entrou numa nova fase”, afirma o presidente do IPG. “A fase de contratar professores! A fase de aumentar o número de alunos! A fase de diversificar a oferta formativa! A fase de fazer crescer o número de projetos de investigação!”. Conclui Joaquim Brigas: “Estou certo que, no IPG, ninguém vai querer andar para trás!”

No final da mensagem o presidente recorda que “o Instituto Politécnico da Guarda está a estabelecer redes de parcerias com empresas e organizações da região – e com centros de investigação de prestígio, nacionais e internacionais”. Segundo ele, esse envolvimento com o tecido produtivo e com o tecido social da região é duplamente positivo: “Dá relevância e pertinência à investigação científica que está a ser feita no IPG”, afirma Joaquim Brigas. “E reforça o IPG como motor de desenvolvimento regional!”







Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792
  Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG