Logotipo IPG
                   

DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

Politécnico da Guarda capacita empreendedores para inverter desertificação

Politécnico da Guarda capacita empreendedores para inverter desertificação
31-12-2020
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em colaboração com a Universidade da Beira Interior, vai capacitar a população ativa da região “para o empreendedorismo e para o lançamento dos seus próprios negócios”.
A iniciativa, inserida no projeto de inovação social I3Social, visa “inverter a desertificação e o envelhecimento da população que se verifica na região” das Beiras e Serra da Estrela, “através do aproveitamento de recursos e das competências dos agentes locais e da sua cultura colaborativa.



Financiado por verbas europeias e pelo Programa Operacional para a Inclusão Social e Empresa (POISE), o I3Social nasceu de uma parceria entre o IPG, a Associação Aldeia dos Girassóis, a Universidade da Beira Interior (Covilhã) e a Make it Better – Associação para a Inovação e Economia Social.

Segundo os promotores, o projeto “pretende impulsionar iniciativas empreendedoras e criar emprego” nos 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

“O projeto I3Social é uma incubadora itinerante para a inovação social, onde os jovens empreendedores podem desenvolver ideias de negócios inovadores, sustentáveis e capazes de garantir um impacto mais duradouro no combate ao despovoamento”, explica, Manuel Salgado, vice-presidente do IPG e um dos responsáveis pelo projeto.

Segundo o responsável, o Politécnico da Guarda irá participar no projeto “para capacitar os empreendedores nas áreas das ciências empresariais e da comunicação, para que possam lançar os seus próprios negócios e, assim, responder às necessidades do mercado de forma competitiva”.

“Haverá vários espaços espalhados pelos 15 municípios prontos para acolher ideias de projetos, ou negócios inovadores do terceiro setor, capazes de gerar serviços públicos e de grande utilidade para a comunidade”, afirma Manuel Salgado.

O presidente do IPG, Joaquim Brigas, considera que o projeto “reforça o importante papel do IPG, enquanto polo dinamizador de desenvolvimento da Guarda e do interior”.

“O envelhecimento da população e o despovoamento do interior continuam a preocupar-nos. Iniciativas deste tipo permitem dinamizar o tecido empresarial e criar redes de cooperação entre instituições de ensino superior e associações da região, as quais conhecem bem as necessidades da população local, para captar jovens empresários para a nossa região e tentar fixá-los”, remata.

No âmbito da iniciativa, o Politécnico da Guarda e a Universidade da Beira Interior irão criar dois manuais orientadores para os empreendedores.







Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792
  Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG