Logotipo IPG
                   

DIVULGAÇÃO » INFORMAÇÃO/EVENTO

Politécnico da Guarda aposta na formação profissional para fixar jovens no interior

Politécnico da Guarda aposta na formação profissional para fixar jovens no interior
07-09-2021
O Instituto Politécnico da Guarda – IPG pretende contrariar a tendência de desertificação do interior conduzindo jovens dos cursos profissionais do ensino secundário para o ensino superior, nomeadamente através de cursos técnicos que respondam às necessidades das organizações da região. Como tal, estabeleceu mais alguns protocolos de cooperação com escolas profissionais e os agrupamentos de escola da região.


“O Politécnico da Guarda tem criado relações estratégicas com instituições profissionais do ensino secundário para atrair mais jovens para o ensino superior”, afirma Joaquim Brigas. “Queremos preparar os estudantes para dar resposta aos desafios que o mercado de trabalho enfrenta, através da criação de novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – CTeSP, que constituem um percurso alternativo de acesso ao ensino superior, aumentando a qualificação superior da população, assim como a competitividade das empesas da região”.

Recentemente o IPG estabeleceu protocolos de cooperação com as escolas profissionais de Tondela, de Sernancelhe e da Serra da Estrela (Seia), e com os agrupamentos de escola de Trancoso, de Vila Nova de Poiares, de Castro Daire e de Moimenta da Beira.

Estas parcerias trazem vantagens para todas as instituições de ensino envolvidas: desde uma ocupação prioritária dos alunos destas instituições em CTeSP lançados pelo IPG – até 50% das vagas totais fixadas e desde que reúnam as condições de ingresso –, passando pelas campanhas de sensibilização para a necessidade de formação e qualificação, a divulgação da oferta formativa do Instituto e ainda a cedência de laboratórios.

“Estas parcerias permitem que os jovens, que estão a frequentar o ensino secundário, por via profissional, se aproximem do ensino superior. Iremos sensibilizá-los para a necessidade e importância da formação ao longo da vida através de seminários, conferências e workshops”, afirma Joaquim Brigas.

A instituição está ainda a trabalhar com a Escola Profissional de São João da Pesqueira e com os agrupamentos de escolas de Fornos de Algodres e de Meda para abrir novos CTeSP’s no próximo ano letivo, a serem lecionados nas suas instalações.













Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.ipg.pt
ipg@ipg.pt
Tel. 271 220 100
Fax. 271 222 690
whatsapp: 961 903 792
  Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Ação Social
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Centro de Informática
+ Comunicação e Divulgação
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Qualidade
+ Biblioteca do IPG
+ Proteção de Dados
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM - Programa de Rádio
+ IPG Informação
+ IPG Store
+ Formação Contínua
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Recrutamento IPG
+ Catálogo de Prestação de Serviços
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela
+ Consultas Medicina Curativa


Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG